Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos Gerenciais

QUESTÃO 1

No mundo dos negócios, a maior parte do pensamento convencional sobre planejamento
estratégico, ou seja, o estabelecimento de metas e a formulação de planos para atingi-las, é mal conduzida e às vezes obsoleta. Muitas organizações perdem tempo excessivo e energia intelectual preciosa tentando planejar e fazer um prognóstico de seu futuro. Assim asorganizações desenvolvem vários planejamentos para alcançar seus objetivos, sendo o primeiro o planejamento estratégico. Explique os princípios e fundamentos que uma organização se baseia para elaborar o seu planejamento estratégico para que a definição dos seus rumos e missão.

RESPOSTA:

O conceito de planejamento estratégico está inserido no processo de seleção dos objetivos de uma organização.Partem-se as empresas, da determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir os objetivos específicos para consecução das metas traçadas. É o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos.
Os principais fundamentos e princípios que norteiam o planejamento estratégico são:

1. O planejamentoestratégico lida com questões fundamentais ou básicas. Dá resposta a perguntas como, por exemplo: "Em que ramo estamos e em que ramo deveríamos estar?”;
2. Estabelece um quadro de referência para o planejamento mais detalhado e para as decisões administrativas do dia-a-dia;

3. Envolve um prazo maior que outros tipos de planejamentos;
4. Dá um sentido de coerência e força aos atos e decisõesda organização no tempo;
5. Trata-se de uma atividade de nível superior no sentido de que a direção tem que ter uma participação ativa nele, pois só a direção tem acesso às informações necessárias para se levar em consideração todos os aspectos da organização afim de se conseguir o compromisso dos níveis mais baixos.
Desta forma, no planejamento estratégico antes mesmo de se analisar oambiente onde a organização está inserida, é necessário estabelecer suas diretrizes, baseando-se em três indicadores de direção, quais sejam: a missão, os objetivos permanentes e a visão de futuro.
O ponto de partida para a formulação da missão é a organização, tendo de se descrever a sua “razão de ser”, qual o seu público alvo, seu cliente e beneficiário. Depois de definida a missão, seestabelece os objetivos permanentes, que deveram estar focados em alvos específicos do negócio. Levando-se consideração a análise do ambiente onde a organização esta inserida ou seja, o mercado.

 

QUESTÃO 2

Uma organização devolve vários planejamentos, sendo que um dele é tático. Explique de onde parte e como é desenvolvido o planejamento tático dentro de uma organização, e ondeesse planejamento é utilizado.

RESPOSTA:

Segundo o autor LACOMBE (2003) “Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado”.
O planejamento tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, integrando a estrutura da organização para fazerfrente aos desafios estratégicos estabelecidos. Refere-se ao nível intermediário da organização, ou seja, aos níveis dos departamentos ou unidades de negócio da empresa.
Vale ressaltar a temporalidade deste processo, que não é de longo prazo, tendo uma visão de médio prazo. É neste momento que os “gestores executivos” devem impor suas contribuições, analisando a organização como um todo eestabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos.
Suas decisões são facilmente revistas, quando necessárias, haja visto a sua menor abrangência e a superficialidade de seu impacto, comparando-as com as estratégias.

QUESTÃO 3

O planejamento nasce no topo da pirâmide organizacional como o planejamento estratégico, passa pela media administração e no plano operativo...
tracking img