Processos de solfagem

664 palavras 3 páginas
Processos de soldagem

Introdução
A soldagem representa uma operação de primordial importância no processamento dos metais, e hoje é praticamente impossível prescindir dela na construção de qualquer tipo de estrutura metálica. Para comprovar esta assertiva, basta lembrar o grande número de processos modernamente disponíveis e que foram desenvolvidos, inclusive alguns deles bem recentemente,para tentar otimizar, dentro de certos limites, os processos de construção envolvendo um sem número de materiais metálicos.

Processos de Soldagem

Embora seja difícil encontrar uma classificação universalmente aceita, pode-se estimar que existem atualmente em utilização comercial cerca de cinqüenta processos de soldagem. Apesar das dificuldades, é costume classificá-los, por exemplo, segundo o tipo de fonte de energia empregada, o processo físico envolvido, as aplicações específicas ou então segundo alguma característica pertinente.
Assim, a classificação segundo o processo físico envolvido divide os métodos em soldagem,por fusão, pressão, brasagem, etc;
Já na classificação segundo o tipo de fonte de energia, encontram se os processos de soldagem que empregam eletricidade, fontes químicas, energia mecânica, etc. A classificação aqui adotada é apresentada na tabela 2.2, e nela se verifica que a divisão tomou por base principalmente o mecanismo físico envolvido na soldagem, embora em algumas das subdivisões a classificação tenha sido efetuadas segundo a forma de energia empregada.

Figura 2.25 - Princípio da soldagem a arco elétrico com eletrodos revestidos.39

Tabela 2.2 - Classificação dos processos de soldagem.

De acordo com a tabela 2.2, os processos de soldagem são divididos em três grandes classes:

· Soldagem por fusão.
Processo no qual as partes são fundidas por meio de energia elétrica ou química, sem aplicação de pressão.

· Soldagem por Pressão. Processo no qual as partes são coalescidas e pressionadas uma contra a outra.

· Brasagem.

Relacionados

  • processo de solfagem
    1256 palavras | 6 páginas
  • termorrígidos tornam-se permanentemente
    10511 palavras | 43 páginas