Processos celulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Citoesqueleto:
• Filamento de actina:
São filamentos proteicos que formam uma rede no citoplasma celular denominado citoesqueleto, esses filamentos são motilidade a célula.

• FilamentosIntermediários:
São filamentos que são forma e estrutura a célula. Por estarem, em termo de espessura, entre os filamentos de actina e os filamentos de tubulina, são denominados de filamentosintermediários, sendo também constituintes do citoesqueleto.

• Filamentos de Tubulina:
São proteínas polimerizadas, denominadas tubulinas que formam estruturas semelhantes a canutilhos e forma as células.Juntos esses três filamentos formam o citoesqueleto celular. A ausência de quaisquer um deles é suficiente para que a célula modifique sua morfologia, motilidade e função.---------//----------

• Síntese de proteínas:
É o processo pelo qual a partir da informação genética contida no DNA, aa coisas são produzidas. Este processo é dividido em duasetapas; transcrição e tradução:
o Transcrição do DNA
O complexo de proteínas/enzimas liga-se ao DNA, abrindo a fita de DNA no pedaço ou segmento que contém a informação genética, o gene deinteresse. O RNA polimerase liga-se aos nucleotídeos iniciadores de gene e começam a transcrição. Seguindo essa ordem: a cada adenina lida, uma uracila é direcionada a fita do RNA que está sendosintetizada, e vice-versa. Porém a uracila está presente apenas na fita de RNA mensageiro, enquanto a timina está presente na fia de DNA. Em relação a citosina e guanina o mesmo processo ocorre, sendo nessaordem: ao ler citosina na fita de DNA , o RNA polimerase acrescenta guanina na fita de RNA mensageiro que está sendo sintetizada ou vice-versa.
o Tradução do RNA
Após a RNA polimerase, sintetizado oRNA mensageiro este é levado do núcleo para o citoplasma pelo RNA transportador ou RNAt, entrando no retículo endoplasmático rugoso, os ribossomos aderem a fita de RNA mensageiro e a cada códon (3...
tracking img