Goulart e sampaio - qualidade de vida no trabalho (resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOULART E SAMPAIO - Qualidade de vida no trabalho:
uma análise de experiência de empresas brasileiras

Goulart pesquisou sobre as expectativas de desempenho de profissionais de RH, e percebeu que se espera que haja engajamento destes em programas emergentes, como o programa de qualidade de vida no trabalho (QVT). Este é o que mais realça a importância do aspecto humano para a organização e oque mais envolve psicólogos.

Origem e evolução do movimento de QVT:

Inicialmente a QVT era a simples busca pela satisfação do trabalhador e pela redução de seu mal-estar. Com a sistematização dos métodos de produção, as condições de trabalho passaram a ser analisadas de forma científica.

A expressão QVT surgiu na década de 50, quando Eric Trist buscou entender o trinômioIndividuo-Trabalho-Organização e a partir disso, surgiu uma abordagem sociotécnica de organização que visa a satisfação no trabalho e com o trabalho.

- Alguns consideram que foi na década de 60: o movimento ganhou impulso quando houve uma maior conscientização do trabalhador e um aumento das responsabilidades sociais dos cientistas.

- Outros consideram ter sido em 70: criação de centros de estudos sobreo tema e um grande sucesso de modelos gerenciais japoneses que têm como foco a promoção da satisfação do trabalhador.

Podemos considerar, portanto, que antes a QVT era tida como um fator individual do trabalho e depois passou a ser relacionada com a organização. A QVT evoluiu, tornando-se forma de engrandecimento do ambiente do trabalho (mais produtivo e satisfatório), e faz uso de expressõesou metas, como: gerenciamento participativo e democracia industrial.

Tentativa de conceituação da QVT:

A QV é vista pela Psicologia como a busca pela satisfação do trabalhador e de sua saúde mental, e pela necessidade de garanti-la no ambiente de trabalho. Sendo assim, QV representa mudanças sociais, políticas e ideológicas.

A OMS definiu aspectos que influenciam na QV, como questõesfísicas, psicológicas e sociais. A QV não é sinônimo de qualidade em nenhum desses aspectos, mas como não é possível separar o indivíduo do meio, a QV é a maneira pelo qual o indivíduo interage com seu meio, a maneira que influencia e é influenciado por ele (equilíbrio entre externo e interno).

As empresas são constantemente responsabilizadas pela qualidade de vida do trabalhador, mas estudoscomo esses mostram que a QV sofre influencia de diversos outros aspectos. É fato, porém, que a empresa possui responsabilidades e que pode promover uma melhor qualidade de vida do trabalhador, facilitando a relação dele com os seus diferentes ambientes e ajudando-o a alcançar o seu 'equilíbrio'. QV e QVT estão totalmente inter-relacionadas.



Análise de posicionamentos teóricos sobre QV:1. Richard Walton: apresenta 8 categorias que funcionam como subsídios:
• Compensação adequada e justa
• Condições de trabalho
• Uso e desenvolvimento de capacidades
• Oportunidade de crescimento e segurança
• Integração social na organização
• Constitucionalismo (direitos trabalhistas)
• Trabalho e espaço total de vida (vida dentro e fora do trabalho)
• Relevância social da vida notrabalho (imagem, responsabilidades e práticas da empresa)

Compensação adequada e justa e condições de trabalho são relacionadas a satisfação das necessidades básicas. As demais são necessidades secundárias. É a mais utilizada pelos pesquisadores brasileiros.


2. Werther e Davis: QV está relacionada com programa de cargos e carreira produzido e realizado pela organização. O cargo inclui ascompetências individuais do trabalhador, e é referencia para a construção da carreira individual, sofrendo modificações à medida que as competências se alteram. Os trabalhadores que querem satisfazer suas necessidades superiores têm melhor desempenho em carreiras que lhe fornecem maior autonomia.


3. Willian Westley: relaciona a organização do trabalho com a QV. Identifica 4 problemas que afetam a...
tracking img