Processos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO: GESTÃO DE PROCESSOS

1. Relações capital/trabalho

1.1. Quais as tendências relativas ás formas de participação do trabalhador na gestão e nos destinos das organizações do país?
Buscar o envolvimento dos trabalhadores através de algum tipo de participação concreta deles na organização é o novo desafio das organizações e trás tendências para conseguir tal feitura, tais como, aintrodução de programas participativos dos colaboradores; distribuição de poder entre as pessoas envolvidas em uma determinada relação de trabalho; utilizar propostas dos colaborares que possam trazer resultados; valorização dos colaboradores; utilizar ferramentas como avaliação de desempenho e auto-avaliação; participação do colaborador no lucro da organização; entre outras.
1.2. Quais serão asexpectativas do trabalhador com relação à remuneração?
A expectativa dos trabalhadores quanto à remuneração são o aumento salarial, como mostra o estudo da Robert Half, que 80% dos trabalhadores brasileiros apostam no aumento do salário e também depositam suas expectativas no investimento das organizações nos programas de benefícios, logo eles acreditam no aumento destes.
1.3. Quais serão asnovas demandas relativas a recrutamento e seleção?
Foi observado que as demandas de recrutamento e seleção trazem custos tanto para a organização como aos seus colaboradores, como também aos candidatos que participam desses processos, principalmente os financeiros, os temporais, os psicológicos e os comportamentais, pois há um grande esforço e investimentos realizá-los, além que criar um climade desconforto na organização. Devido às esses fatores apontados as organizações estão utilizando novas demandas para realizarem os seus processos de recrutamento e seleção tornando-os mais simples, com custos mais baixos, utilizar tecnologia e redes sociais para atrair o melhor capital intelectual do mercado e até mesmo optarem por fazer processos de recrutamento e seleção internos, entre outras.1.4. Quais serão as novas demandas relativas a desenvolvimento organizacional/treinamento? E as que dizem respeito ao relacionamento empregador-empregado?
Hoje são exigidas dos trabalhadores novas competências, habilidades e atitudes, assim as organizações têm papel fundamental para o alcance dessas exigências tornando o ambiente organizacional um lugar propício ao desenvolvimento doscolaboradores e o crescimento da empresa de forma conjunta e como isso surge novas demandas de desenvolvimento organizacional/treinamento que as organizações estão investindo como, programas de desenvolvimento e treinamento, mudanças eficazes de comportamento a fim de melhorar o desempenho, palestras, seminários, workshops, educação coorporativa, entre outras.
1.5. Quais são as principais competênciasrequeridas do trabalhador no século XXI?
Competência ética nos negócios, competência na gestão das pessoas, Integração com a cultura organizacional, capacidade em avaliar de problemas, liderança, comprometimento,


2. Economia
2.1. Quais serão as tendências relativas à expansão do PIB e o crescimento da economia nos próximos anos?
2.2. Quais serão as tendências relativas com relação àinflação e recessão no país?
2.3. Quais serão as tendências relativas à internacionalização da economia?
2.4. Quais serão as tendências com relação a taxa de câmbio, exportação e importação e quanto isso poderá afetar as organizações e os consumidores?
2.5. qual será o perfil da política de governo em relação ao gasto público? E com relação ao desemprego no país?

3. Consumidores, mercados eprodutos
3.1. Qual será o ambiente competitivo que as organizações irão encontrar?
O ambiente em que as organizações, atualmente, estão inseridas, sofrem continuamente modificações. Podem ser identificadas essas mudanças, devido vários fatores em longo do tempo como, a globalização e os avanços teológicos que tornaram a concorrência cada vez mais acirrada, diminuiu as barreiras alfandegárias, a...
tracking img