Processo seletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Participando do Processo Seletivo
Seleção de Pessoal
A seleção é uma atividade obstativa (impedida), de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto, restritiva.
Enquanto a tarefa do recrutamento é atrair com seletividade, através de várias técnicas de comunicação, os candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido, a tarefa básicada seleção é a de escolher, entre os candidatos recrutados aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenhá-lo bem. Assim, o objetivo básica do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica: os candidatos. O objetivo básico da seleção é o de escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.

Conceito deSeleção de Pessoas
Há um ditado popular que diz que a seleção constitui a escolha do home certo para o lugar certo. Em termos, a seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando a manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.
Assim sendo, a seleção visa solucionar dois problemas básicos:A) Adequação do homem ao cargo
B) Eficiência e eficácia do homem no cargo
Se todas as pessoas fossem iguais e reunissem as mesmas condições individuais para aprender e trabalhar, certamente a seleção de pessoal poderia ser dispensada.
De modo geral, o processo seletivo deve fornecer não somente um diagnóstico, mas principalmente um prognóstico a respeito dessas duas variáveis. Não apenasuma idéia atual, mas também uma projeção de como a aprendizagem e a execução se situarão no futuro.

O ponto de partida de todo processo seletivo fundamenta-se em dados e informações da análise e especificações do cargo a ser preenchido. Os critérios de seleção baseiam-se nas próprias exigências das especificações do cargo, uma vez que a finalidade destas é proporcionar maior objetividade eprecisão à seleção das pessoas para aquele cargo. Se um lado temos a análise e as especificações do cargo a ser preenchido, informando os requisitos indispensáveis ao futuro ocupante do cargo, temos, de outro lado, os candidatos profundamente diferentes, disputando o mesmo emprego. Nestes termos, a seleção passa a ser configurada como um processo de comparação e de decisão.

Seleção como um processode comparação
A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido (requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam. A primeira variável é fornecida pela descrição e análise do cargo, enquanto a segunda é obtida por meio de aplicação das técnicas de seleção,veja modelo abaixo:

Base para Seleção de Pessoas
Como a seleção de recursos humanos é um sistema de comparação e escolha, ela deve apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar alguma validade. O padrão ou critério é extraído a partir das características do cargo a ser preenchido. Assim, o ponto de partida é a obtenção de informações sobre o cargo.
Colheita de informações sobre o cargoAs informações a respeito do cargo que se pretende preencher podem ser obtidas através de cinco maneiras:
1. Descrição e análise do cargo: é o levantamento do conteúdo do cargo e requisitos que o cargo exige de seu ocupante- fatores de especificações do cargo. Qualquer que seja o método de análise aplicado, o importante para a seleção são as informações a respeito dos requisitos e dascaracterísticas que o ocupante do cargo deverá possuir a fim de que o processo de seleção se concentre neles.
2. Aplicação da técnica: consiste na anotação criteriosa dos chefes diretos a respeito dos fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado, que produziram melhor ou pior desempenho no trabalho. Essa técnica localiza as características desejáveis (que melhoram o desempenho) e as...
tracking img