Processo seletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2º BIMESTRE TEMA HIDROFERA COMO FONTE DE MATERIAIS.

A hidrosfera é a parte líquida da Terra
A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos. Já as águas continentais possuem um percentual bem inferior, sendo encontradas nos rios, lagos(estado líquido), nas geleiras (estado sólido, que por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos. Por fim, as águas contidas na atmosfera, que se apresentam em forma devapor, dão origem às precipitações.
Distribuição de água na hidrosfera
Calotas de gelo e geleira 2,15%
Água na atmosfera 0,001%
Água no subsolo 0,62%
Águas superficiais (rios, lagos e biomassa) 0,029%Oceanos 97,2%
A água surgiu a partir do resfriamento da Terra, decorrente dos vulcões que expeliam vários gases e do vapor de água que se evaporou, favorecendo a ocorrência de chuvas.
A água éfundamental à vida, independentemente do ser, até mesmo porque a vida surgiu na água, como as bactérias, os primeiros seres vivos (trilobitas) e os seres aquáticos, que saíram das águas e setransformaram em anfíbios depois em répteis e assim por diante.
A água é encontrada em estados físicos. Os estados físicos da água se apresentam em estado líquido, sólido e gasoso.
 

Rios e lagos

Os riose os lagos são águas continentais por estarem presentes em áreas emersas. A formação deles se dá em decorrência do afloramento dos lençóis freáticos. Entretanto, essa não é a única maneira de formaçãode um rio, uma vez que ele pode se originar de derretimento de geleiras, como o Rio Amazonas.
Os rios sofrem variações quanto a sua velocidade e seu direcionamento, que é determinado por elementosdo relevo. Diante disso, percebe-se que o relevo é o divisor de águas em nível geral e particular.
Os lagos podem ser naturais. Sua origem é decorrente de nascentes de águas subterrâneas, ou mesmo...
tracking img