Processo evolutivo da especie humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E. E. Vladmir Herzog Jornalista


Processo Evolutivo da Espécie Humana.




Kauany Marques nº 35
3º A – Biologia Profª Catia





São Bernardo do campo 24 de outubro de 2013.

Processo Evolutivo da Espécie Humana.



Uma das características peculiares da nossa espécie surgiu há aproximadamente 4,5 milhões de anos ou mais. Darwin, no século retrasado, considerou que o andarbípede estaria associado a liberação das mãos para utilização de ferramentas, esta explicação foi aceita durante aproximadamente 1 século, portanto teria aparecido há pelo menos 2,5 milhões de anos com o Homo habilis. Na década de 1970, com as descobertas de Johanson, esta característica já estaria presente há 3,5 milhões de anos nos Australopithecus afarensis, portanto anteriormente ao uso deferramentas. Tanto Tim White, quanto Maeve Leakey ambos em 1994, diminuíram ainda mais o surgimento dessa característica, que estaria presente no Australopithecus anamensis  (4,2-3,9 milhões de anos) e possivelmente estaria presente no Ardipithecus ramidus (4,5 milhões de anos). Em 2001, Pickford descobriu o Orrorin tugenensis(Homem do Milênio) e empurrou a origem do bipedalismo a mais de um milhãode anos atrás.
 Uma forma de interpretar a  aquisição do andar bípede estaria relacionada a maior capacidade de relacionamento sexual das  fêmeas de driopitecíneos (entre aproximadamente 25 e 5 milhões de anos), com isso foram capazes de manter os machos perto de si por mais tempo. e portanto, os machos que trariam os alimentos, sendo que, a necessidade de carregar alimentos com as mãos, paradividi-los com os parentes mais próximos é que teria tornado a postura bípede adaptativa (selecionada favoravelmente no processo evolutivo).
Há evidência que os Hominídeos teriam desenvolvido bipedalismo anteriormente ao desaparecimento de bosques e florestas na África oriental,  ao contrário de suposições prévias. Isto significa que, nossos antepassados foram pré-adaptados " por casualidade " àscondições de seca e ambiente mais aberto, o que veio prevalecer mais tarde na África oriental. Portanto os últimos anos produziram vários achados importantes que provavelmente ainda irão modificar nossa visão de evolução dos Hominídeos.
Nas figuras abaixo podemos observar a modificação na interpretação dos fósseis a partir do final da década de 70 e início dos anos 80, as discussões eram sobre aposição da espécie Australopithecus afarensis descrita por Johanson, na base da linhagem hominídeos. Após vinte anos como Hominídeo mais primitivo a Lucy perdeu tal posto para as descobertas de Maeve Leakey e também de Tim White, hoje, temos em foco as polêmicas representadas pelas descobertas de julho de 2001 e de julho de 2002, respectivamente o Homem do Milênio e Toumai.



Homo habilis - Oprimeiro homem "hábil"
H. habilis é a espécie mais antiga do gênero Homo, viveu no leste Africano há aproximadamente 2.2 a 1.6 milhões de anos atrás. 
Foram descobertos só alguns restos fósseis, porém estes espécimes exibem uma tendência clara no aumento do tamanho do cérebro. Cérebros de H. habilis são aproximadamente 30% maior que os dos A. africanus. 

Machos eram muito maiores que fêmeascomo mostrado pelos dois crânios à direita e ao lado o crânio de um macho. O Dimorfismo sexual exibido pelos Hominídeos é bastante acentuado. 
Unidades familiares - Transporte do alimento
Provavelmente se alimentavam de restos deixados pelos grandes carnívoros (carniça).
Ferramentas rudimentares de pedra lascada, como pode ser visualizada na figura abaixo





Homo erectus

Homoerectus viveu entre 2,0 M.a. a 400.000 m.a., é uma espécie com volume craniano entre 900-1200 cc, portanto os indivíduos com maiores crânios representam um aumento de 50% em relação ao H. habilis.
Como pode ser visto na figura abaixo, o H. erectus varia sua forma em relação a idade, o crânio abaixo a esquerda tem aproximadamente 1,5 M.a. e o da direita tem 0,5 M.a. 
 
Os primeiros fósseis de H....
tracking img