Processo criativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho teve como objetivo entender o Processo Criativo e a criatividade do profissional diante das criações de Campanhas Publicitárias, nas agências de Joaçaba e Herval D’Oeste, sejam elas com o intuito de vender um serviço, um produto ou uma marca. A proposta do problema era saber quais os métodos são utilizados e analisados pelos profissionais da área de criação dentroda agência publicitária para chegarem às criações mais rapidamente, com originalidade e eficácia. Conhecer as formas de criar e aprimorar o processo de criação para que auxilie o profissional dentro da agência e saber qual a melhor forma para que ele criasse com criatividade. Como embasamento teórico utilizamos de artigos, livros, e outros trabalhos sobre o assunto. Realizou-se uma pesquisaexploratória com entrevistas feitas diretamente com o público, contemplando perguntas abertas cujos resultados demonstraram que, os departamentos de criação de cada agência possuem um método de criação diferente do outro. Os quais variam muito devido ao fato dos clientes serem diferentes e do mesmo mercado possuir várias agências de publicidade. São semelhantes quanto à realização do planejamento dascampanhas, por exemplo. Tanto o redator quanto o diretor de arte precisam do auxílio do outro para poder criar, ou se não dos demais membros deste departamento, que atualmente não são formados apenas por duplas de criação.



Palavras-chave: Criatividade; Publicidade; Processo Criativo; Criação.



INTRODUÇÃO


A criatividade e o processo criativo não se restringem somente a arte,mas também, ao uso da forma e das idéias na sua criação. Segundo Fayga Ostrower (1977, p.187), “Em nossa época, as artes são vistas como área privilegiada do fazer humano, onde ao individuo parece facultada uma liberdade de ação em amplitude emocional e intelectual inexistente nos outros campos da atividade humana. Não nos parece correta essa visão de criatividade. O criar só pode ser visto numsentido global, como um agir integrado em um viver humano. De fato, criar e viver se interligam.” A partir desse ponto pudemos perceber que não apenas o profissional de Criação e suas criações fazem parte da criatividade do ser humano e o seu processo criativo, mas também, o “criar” é difundido em todas as áreas, por todos os campos profissionais e intelectuais.
Este trabalho teve comoobjetivo entender o Processo Criativo e a criatividade do profissional diante das criações de Campanhas Publicitárias, nas agências de Joaçaba e Herval D’Oeste, sejam elas com o intuito de vender um serviço, um produto ou uma marca.
A delimitação deste tema se deu ao fato de que, a criatividade aplicada às práticas publicitárias vem despertando interesse de muitos acadêmicos e profissionaisdesta área, principalmente pelo fato de se exigir dos profissionais de criação das agências de propaganda, soluções rápidas e originais. No ambiente atual em que vivemos, não basta apenas ser dotado da capacidade de criatividade, cabe também aos profissionais de criação produzir idéias em grande volume para evitar proposições coincidentes e ainda pensar com rapidez obedecendo aos prazossolicitados pelos clientes. Como a propaganda sempre visa melhorar um público definido, é necessário e importante que os profissionais de criação utilizem de materiais culturais ou populares como pontos de partida para a criação. Ser consciente, sensível, prático e criativo.
A metodologia da pesquisa atualmente aplicada nesse setor compreendeu as duplas de criação, onde um diretor de arte eum redator que trabalham juntos na criação solucionam problemas de campanha com diversas peças. Propusemo-nos saber de que forma redator e diretor de arte trabalhavam no departamento de criação de cada agência. E é dessa forma que relacionamos a criação publicitária com o profissional de Criação dentro de uma agência de Publicidade e Propaganda.
A pesquisa realizada nas agências de publicidade e...
tracking img