Processo contabil empresa comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 APLICAÇAO FINANCEIRA
2.2 AVALIAÇAO DE ESTOQUES
2.3 PRINCÍPIO DA ENTIDADE E COMPETENCIA
2.4 LEGISLAÇAO CONTABIL
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS





1 INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem por finalidade apresentar as aplicações financeiras, destacando os juros compostos, Imposto de renda Retido na Fonte. Será abordado também avaliação deestoques, inventario permanente, e a sistemática de avaliação de ativos. Também será apresentada a função do CFC, CRC e a importância do contador e sua ética neste desenvolvimento, pois é este profissional quem vai orientar e auxiliar o administrador á tomada de decisões, colocando-o a seu conhecimento todos os princípios e procedimentos legais para o bom funcionamento da empresa em geral.DESENVOLVIMENTO
2.1 Aplicação Financeira
As aplicações financeiras constituem-se num leque de inventários com rentabilidade fixa ou variável , do tipo; Fundos de Investimentos financeiros (FIF), certificados de depósitos Bancários (CDB), etc. Os investimentos em aplicações financeiras de renda fixa são classificados do ativo circulante, entre as disponibilidades ( se a aplicação é resgatável aqualquer momento ) ou como investimentos temporários, se resgatável em prazo determinado com vencimento para até o término do exercício seguinte. Se o resgate esta previsto após o término do exercício seguinte , deverá ser classificado no ativo Realizável a longo prazo.
Imposto de Renda Retido na fonte (IRRF) – Incide sobre rendimentos de aplicação financeira é compensável com o imposto devidopela empresa com base no lucro real, presumido ou arbitrado, e será registrado em conta do sub grupo de impostos a recuperar no ativo circulante, até que seja realizada a compensação.
A apropriação do regime de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência. Na data do balanço ou balancete, se existir saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes,o rendimento proporcional auferido até essa data deverá ser registrada em conta de resultado do período, em contrapartida á conta de aplicação .
Juros compostos – Juros compostos são aqueles em que ao final de cada período os juros obtidos são somados ao capital, constituindo um novo capital a ser aplicado, esse ocorre sucessivas vezes até atingir o tempo máximo de aplicação do dinheiro. Osjuros compostos são o alicerce do atual sistema financeiro, regendo todos os tipos de transações financeiras.

2.2 Avaliação de Estoques
Inventário Periódico -
Nada mais é do que um sistema simplificado de apuração do custo de fabricação. É chamado de Periódico, porque o inventario da matéria prima dos produtos acabado e dos produtos em elaboração, necessários para se apurar o custo defabricação e também o custo dos produtos vendidos, só é levantado no final de um período.
O inventario periódico é muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte. Sua simplicidade facilita a apuração do custo global da produção de um exercício (ano), por isto sua utilidade é na maioria das vezes apenas contábil. No final de cada exercício, é feito um inventario físico para a apuração doestoque final, e o estoque somado as compras menos o estoque final encontrado representara o CMV.

Inventario Permanente -
Ele é feito constantemente, mas precisamente todos os dias, é utilizado esse controle. Esse inventario nos ajuda a apontar quanto temos que ter em mercadoria no nosso estoque, qualquer diferença encontrada entre o inventario permanente e a contagem física logo demonstrara afalta de mercadorias.
Então o inventario permanente vai servir como um mecanismo de controle. O inventario permanente também é o sistema em que há o controle de estoque de forma continua, sendo efetuada a baixa das mercadorias ou dos produtos industrializados em cada operação de venda, pelo custo das mercadorias vendidas (CVM) ou custo do produto vendido (CPV), através de programas próprios ou...