Processo administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Empresa é uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.

Definição:
Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. Olucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.
Dizem os livros que uma empresa é um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros,organizados com vista à concretização de um determinado fim econômico, o qual passa pelo exercício de uma atividade orientada para a satisfação das necessidades dos seus vários stakeholders, nomeadamente: os seus clientes (pela oferta de bens ou serviços), os trabalhadores (através do emprego e da contraprestação salarial), os acionistas (pela realização do lucro que remunera o risco incorrido), oscredores (pelo reembolso do capital e juros em prazo acordado), dos fornecedores (pela procura de bens ou serviços), o Estado (pelo cumprimento das obrigações fiscais e legais), etc. ( fonte Jornal Expresso)

O Administrador

Introdução:
Administrador é a pessoa física ou jurídica que tem o dever de planejar, organizar e dirigir um empreendimento. Pode exercer essas funções no todo, ouseparadamente por áreas (financeiro, produtivo, vendas, etc.)

Definição:
Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas egarantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário. Podem atuar em diversas áreas das empresas: Administração de Material/Logística, Marketing, Produção, Organização e Métodos, Recursos Humanos eRelações industriais, Administração Financeira e Orçamentária, além de campos conexos.
Os Administradores passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar em pesquisa e desenvolvimento, Planos de Negócios e planejamento estratégico, além de assessoria, consultoria e perícias.
Emprincípio, administrador todos nós o somos. Do ponto de vista profissional, contudo, administrador é toda pessoa responsável pelo desempenho de um grupo. É sobre que ele recai a autoridade formal para gerenciar recursos da organização, mesmo que, seja necessário a aprovação de outros. Segundo Peter Drucker, notável autoridade no assunto, "administração é a prática específica que converte uma multidão emum grupo eficiente e orientado para certas metas".Cabe a ele a responsabilidade pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento de uma empresa. Ele ajuda a definir, analisar e cumprir as metas da organização, cabendo a ele, como gestor de todo sistema, conhecer os Princípios de Administração de forma a desenvolver as competências e habilidades das pessoas e dos locais de seus trabalhosrumo aos objetivos da Organização. Ele trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais e humanos. Estudar Administração é propor-se a um processo crescente e contínuo, uma vez que cabe ao administrador, conduzir as relações entre empresa e empregados, participar desde os processos de seleção, admissão e demissão de funcionários. É ele quem implementa...
tracking img