Processadores multicore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO-UNIESP

ARNALDO VERRONE JUNIOR

PROCESSADORES MULTICORE

Santo André
2011
ARNALDO VERRONE JUNIOR

PROCESSADORES MULTICORE

Trabalho da matéria sistemas operacionais e distribuídos do curso de Sistemas de Informação-AS, 3º semestre

Professor Mestre Adilson Ferreira da Silva

Santo André
2011
1. INTRODUÇÃO
O que éMulticore?
Para responder essa perguntar, primeiro precisa-se definir o que é CORE, que em uma sucinta descrição nada mais é do que o núcleo de um processador, mas sem entender um processador não consegue-se entender o núcleo.
Esse trabalho visa determinar o que é, como funciona e como se chega aos processadores de múltiplos núcleos.

2. Entendendo Processadores
O processador é a unidade central deprocessamento de computador ou sistema computacional, é um circuito integrado que executa instruções de máquina, realizando diversos cálculos e tomadas de decisão. É o cérebro do computador, pois qualquer tarefa é executada por ele, processa os dados que recebe, transformando-os em outros dados que chamamos de informação. O processador também é denominado CPU (Central Processing Unit) ou UCP(Unidade Central de Processamento). Microprocessador é o nome dado ao processador usado em PCs (Computadores Pessoais), servidor, notebook, workstation e mainframe usados por pessoas, empresas e instituições em geral.
Pode-se dividir o desenvolvimento da computação em quatro gerações. A primeira geração de chips (1945-1959) era lenta, enorme, usava válvulas, quilômetros de fios e os equipamentosesquentavam muito, muito mesmo. A segunda geração (1959-1964) introduz os transistores e as placas de circuitos impressos. Isso diminuiu o tamanho dos equipamentos deixando-os mais rápidos. Já a terceira geração (1964-1970) trouxe os circuitos integrados, que permitiram uma compactação muito grande dos elementos do computador e o processamento na ordem dos microsegundos. A quarta geração (a partir de1970) aperfeiçoou a tecnologia existente e iniciou uma miniaturização dos componentes. Afora, a velocidade de processamento de dados chegou aos nanosegundos. (bilionésima parte do segundo). É nessa quarta geração que a Intel começou a mostrar sua força com a criação do primeiro microprocessador: o Intel 4004. Começa assim a indústria dos computadores pessoais.
Desde esse tempo os processadoresimpulsionaram o desenvolvimento dos PCs, trazendo nessa onda os outros componentes, como HDs, placa de vídeo, memória e ampliando a necessidade de novos sistemas operacionais e aplicações. Quando chegamos a 1985, os processadores entraram na era dos 32 bits com o Intel 80386. A partir desse ponto a evolução foi cada vez mais rápida. Lembrando a Lei de Moore (nome baseado no fundador da Intel,Gordon Moore), que diz que o número de transistores de um microprocessador é duplicado a cada 18 meses, a capacidade de processamento e a velocidade dos processadores começam a disparar.
O ano de 1989 marca o lançamento do Intel 80486 e, nesse mesmo ano, a fase da informatização das empresas entra em expansão. Com o Windows 3.1, em 1991, insere-se uma nova maneira de trabalho com os computadorespessoais. Nas empresas, as estações de trabalho passaram a fazer muitas operações que antes eram de responsabilidade dos grandes servidores. Os novos editores de texto e planilhas eletrônicas e a evolução dos recursos multimídia trouxeram novos horizontes para as aplicações, exigindo mais processamento e memória dos equipamentos. O Intel 80486 era o processador da máquina-padrão para essa época.Impulsionada pelas novas aplicações e recursos, a Intel lança em 1993 o Pentium, com incríveis 60 MHz. O Pentium ganhou cada vez mais velocidade e capacidade de processamento, e nos anos seguintes a Lei de Moore funcionou como nunca. Em 1995 chegou o Pentium Pro e em 1997 o Pentium MMX. O ano de 1998 marca a chegada do Pentium II seguido em 1999 do Pentium III até que em 2001 chega o Pentium 4. Com...
tracking img