Procedimentos para inicio de uma obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORLANDO JOSE SANTOS





TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE EDIFICÍOS I
PROCEDIMENTOS PARA INICIO DE UMA OBRA




Trabalho apresentado ao Curso de Educação Profissional Técnica em Nível Médio em Edificações, para a disciplina Construção de Edificios I.




ARAÇATUBA
2013
2
1 SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 3
3 DESENVOLVIMENTO 4
3.1 PROCEDIMENTOS PARAINICIO DE UMA OBRA 4
3.1.1 CONTATO COM O CLIENTE 4
3.1.2 VISITA AO TERRENO 4
3.1.3 ELABORAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO 6
3.1.4 PLANEJAMENTO7
3.1.5 INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA 8
3.1.6 LOCAÇÃO E INICIO DA OBRA 9
4 BIBLIOGRAFIA10








3
2 INTRODUÇÃO


Quando se é iniciada qualquer atividade é muito importante levar em consideração todo e qualquer detalhe, pois poderá fazer uma diferença muito grande no futuro, principalmente tratando-se de construção civil. Neste caso deve-se buscar um maior número de dados e informações possíveis, através de contato com o cliente no intuito de entender seus anseios,aliados as necessidades da família ou do negocio a que se destina a construção, além de visita ao terreno buscando sua localização, vizinhos, condições de receber determinados tipos de construções, para então se iniciar o projeto.












4
3 DESENVOLVIMENTO

3.1 PROCEDIMENTOS PARA INICIO DE UMA OBRA
3.1.1 Contato com o cliente
O profissional contratato para execução deuma obra de construção civil, em seu contato com o cliente deve desenvolver uma postura adequada de quem vai buscar todas as informações necessárias a elaboração de um projeto, e de quem irá executar a obra de forma a atender as necessidades do contratante. E para que não falte nenhum detalhe, deve anotar todos os dados informados relativos ao terreno e suas características, os anseios e ideais,componentes da família, procurando ser técnico, profissional e atencioso.
Ainda nesta fase é importante que fale um pouco a respeito de cada fase da obra, a exemplo de:
a) coleta de dados para elaboração do projeto arquitetônico;
b) Elaboração de Projetos - arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrossanitário, pluvial, incêndio;
c) Legalização da obra – inscrição na Prefeitura do projetoarquitetônico, com plantas baixas, cortes, elevações, situação e localização, para se obter a licença para a construção, lembrando que incidirão taxas sobre os procedimentos. Devendo dar entrada ainda no INSS, pagando imposto cujo valor varia de acordo as dimensões da obra;
d) Planejamento – de posse dos projetos devem ser elaboradas planilhas de custos de mão de obra e materiais para se obter ocusto total da obra – Cronograma físico financeiro, com a determinação das etapas, com o prazo total da obra , seus custos parciais e totais.
3.1.2 Visita ao Terreno
De posse de todos os dados passados pela família ou outro contratante deve o profissional ir visitar o terreno para as seguintes avaliações:
• Localização – dados condizentes com a documentação do terreno
• Identificação dosprédios próximos – cujas estruturas poderão ajudar a esclarecer o tipo de fundação a ser escolhida
5
• Perfil de vizinhos – Esta escolha deve ser feita mesmo antes da compra do terreno, evitando adquirir área junto a feira livre, lixões, Posto de combustíveis, etc.
• Relevo – Terrenos muito elevados ou muitos abaixo do nível normal da rua requer fundações especiais, com necessidades de...
tracking img