Problemas urbanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Nogueira

Problemas urbanos

Embu Guaçu
2009

Problemas urbanos

O grande crescimento das cidades, especialmente das metrópoles, tem provocado muitos problemas para as populações urbanas. Um dos mais graves é o da habitação. Conforme aumentam as migrações do campo para a cidade, os preços dos imóveis de moradia se elevam, fazendo com que as pessoas, passem a residir nasperiferias das cidades, morando cada vez mais longe do seu local de trabalho. Em conseqüência, a locomoção diária se intensifica, acarretando sérios problemas de transporte. Um dos grandes desafios das grandes cidades é encontrar uma solução satisfatória para os problemas de moradia e transporte.
Outros setores que merecem atenção são o de abastecimento, principalmente de produtos perecíveis, a poluiçãoambiental, principalmente das águas e do ar provocadas pelas indústrias e pelo elevado número de veículos em circulação. O problema do lixo é bem acentuado nas grandes cidades. Grande parte desse problema pode ser controlada com a coleta seletiva de lixo para aproveitamento dos materiais recicláveis e a construção de mais aterros sanitários. Muito se discute sobre a qualidade de vida nas grandescidades, principalmente quanto às questões socioculturais. As relações familiares, as relações de vizinhança, a educação, a religião e a vida social com um todo parecem estar ameaçadas pela violência, falta de segurança, individualismo, drogas, etc.

Ao lado dos aspectos negativos, contudo, não se pode ignorar que é nas grandes cidades que estão às maiores oportunidades de trabalho, o maisdiversificado mercado de consumo, os serviços sociais e de lazer, os grandes pólos tecnológicos e culturais formado pelas escolas, universidades e centros de pesquisa, de onde partem as informações que impulsionam o avanço técnico científico.

Conflitos urbanos

Os conflitos são oriundos de uma urbanização problemática que resultado de um desenvolvimento capitalista que tem multiplicado asdesigualdades sociais e marginaliza constantemente a maioria de nossa população. Esta mesma população que não possui um canal institucional que garante um real diálogo com as autoridades, a própria população tende a criar, ás vezes pela força, suas formas de ser ouvida. Nos movimentos dos sem tetos urbanos, famílias invadem, ou melhor, ocupam terrenos ociosos no meio urbano que estão mal administrados oua espera de valorização, procurando fixar moradia. Estes pobres de nossa gente sofrem repressão policial, repressão das prefeituras, dos seguranças dos proprietários, etc. outro movimento popular que ocorre com freqüência nas grandes metrópoles são as depredações de ônibus e trens, contestando as péssimas condições de transportes coletivos, com irregularidade nos seus horários, filas, superlotações e aumento abusivos das tarifas. As greves de trabalhadores em geral reivindicam melhores salários e condições de trabalho. Todas são manifestações populares que lutam contra o abuso do capital sobre a vida das pessoas.

Condomínio auto-sustentável

|   | Vista da via pública para um dos acessos ao condomínio |
  |   |   |
O Lugar
O terreno selecionado situa-se no Bairro de CampoGrande, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Apresenta as maiores temperaturas aferidas na cidade e, por estar  localizado num vale, possui baixa circulação de ar e dificuldade de escoamento das águas pluviais.
O bairro é de origem rural, entretanto a expansão da cidade nas últimas décadas promoveu seu crescimento e resultou num lugar com estrutura urbana essencialmente residencial. Como na maioriados bairros residenciais do subúrbio carioca, Campo Grande caracteriza-se pelo convívio estreito entre moradores, que se apropriam da rua como o lugar de encontro.  
O terreno localiza-se na Estrada Professor Daltro Santos, Lote 54; porém, encontra-se parcialmente escondido atrás do Lote 53, impedindo a visualização de toda sua extensão. O local não é cercado nem possui pavimentação, e tem...
tracking img