Problemas na africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
*A África é um país pobre:

A África é o continente mais pobre do mundo.
O avanço de epidemias e o agravamento da miséria levam esta região quase ao caos total. Algumas nações alcançam relativa estabilidade política e desenvolvimento como é o caso da África do Sul, que possui sozinha, 1/5 do PIB de toda a África. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países, que se firma como opólo mais promissor do continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1,9% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo. Quase 50% dos 924,5 milhões de habitantes da África vivem com menos de 1 dólarao dia, abaixo do nível de pobreza definido pelo Banco Mundial.

População: 924,5 milhões (2006)
Natalidade: (% hab): 37,1% (2005)
Mortalidade: (% hab): 15,6% (2005)
PIB Total: US$ 795 843 milhões (2005)
Religiões principais: Muçulmanos (310,5 milhões - 39,6%) e Católicos romanos (117,2 milhões - 14,9%)
Taxa de crescimento urbano (1995-2006): 4,3%

[pic]

*A África é um país doente:As taxas de mortalidade infantil são as maiores do mundo.
As doenças mais comuns na África são:
SARAMPO – O infectologista diz que o ideal é vacinar-se com duas de antecedência da data de embarque, para que a vacina tenha o efeito. “Assim, diminui-se o risco de que no retorno, o torcedor traga a doença para o Brasil”. A vacina disponível atualmente é a tríplice viral (sarampo,caxumba e rubéola) e deve ser feita para quem não se imunizou na vida adulta.
GRIPE – “O período entre abril e setembro é o de maior incidência de gripe no Continente Africano. Como os jogos acontecerão em junho, é interessante que duas semanas antes da viagem, o turista brasileiro tome a vacina trivalente, que imuniza não só contra a gripe sazonal ou comum, mas também contra a H1N1″,orienta.
HIV e TUBERCULOSE – São duas enfermidades recorrentes na região. A OMS estima que 18% da população local estejam infectadas com o HIV. Portanto, o uso de preservativo é indispensável para evitar o contagio pelo vírus da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Também é importante evitar aglomerações e ambientes muito fechados. “Isso porque se alguém infectado com o bacilocausador da Tuberculose tossir nesse tipo de ambiente poderá transmitir a doença”, explica o médico.
HEPATITE A – É a doença imunoprevenível mais freqüente entre os viajantes, em função do consumo de alimentos e água contaminados. “Como prevenção, o turista pode se vacinar até a véspera da viagem. Outra forma de evitar o contágio é dar preferência a alimentos cozidos e água com gás e sempedras gelo”, diz o médico.
MALÁRIA – “Nas regiões urbanas e litorâneas da África do Sul o risco de contrair a doença é praticamente nulo. Além disso, nessa época do ano, por causa do frio, o índice de casos da doença cai na região”, esclarece o infectologista. Mesmo assim, o uso de repelente e de roupas que cubram a pele é recomendável, em especial, para quem pretende visitar o ParqueNacional Kruger. “É importante discutir com seu médico todas as formas possíveis de prevenção de malária antes da viagem”.
As mesmas recomendações valem para quem for fazer turismo de aventura em áreas rurais onde, além da malária, três outras doenças são bastante frequentes: a Febre do Vale do Rio Rift, provocada pela picada de um inseto típico da região; o Tifo do Carapato, causado pela picada decarrapato e a Esquistossomose, enfermidade comum em quem costuma banhar-se em rios e lagoas.

[pic]

*É um país que só têm pretos:

A África se divide em dois grandes grupos, a África branca e a África negra.
A África do Sul, 80% da população é negra e 10% é branca.
A África branca se encontra nos locais: Argélia, Dijbuti, Egito, Eritréia, Etiópia, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia,...
tracking img