Problemas causados por ar condicionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Só que se não for utilizado de maneira correta e não passar por uma manutenção freqüente, o aparelho pode se tornar um risco para a saúde.
doenças como rinites, asma, sinusites e infecçõesrespiratórias podem ser desenvolvidas ou agravadas pelo uso do aparelho.
Isso acontece porque o ar-condicionado resseca o muco protetor que reveste as mucosas aéreas, tornando-as vulneráveis. "Se a saúdeestiver em perfeito estado, não há risco nenhum da pessoa contrair uma doença respiratória, a não ser que esteja em um ambiente fechado e com várias pessoas doentes", diz o diretor da Sociedade Paulista dePneumologia e Tisiologia no interior, Renato Eugênio Macchione.
‘’Isso porque o nariz tem a função de filtrar, aquecer e hidratar o ar e a mucosa. Se a pessoa estiver em perfeito estado de saúde nãocorrerá risco nenhum. O 'choque térmico', que ocorre pelas sucessivas entradas e saídas de um ambiente climatizado também não causa doenças, isso é um mito", explica Macchione.
A principalrecomendação dos médicos para quem possui ar-condicionado é mantê-lo sempre limpo. No filtro do aparelho pode haver acúmulo de água ou de ácaros, causando com isso a proliferação de bactérias e fungos. "Estudosrevelam que em grandes locais onde há uso do ar-condicionado central, o acúmulo de água nas tubulações causa a proliferação de bactérias, podendo gerar surtos de pneumonia", ressalta.
A limpeza dosaparelhos deve ser periódica e feita por profissionais especializados. Os filtros devem lavados com água e sabão comum. "Os moradores de apartamentos devem se preocupar também com os pombos quecostumam fazer ninhos no espaço destinado aos aparelhos. Isso facilita o acúmulo de penas e resíduos de fezes, que podem causar alergias ou infecções respiratórias", alerta Macchione.

PREVENÇÃO - Alimpeza periódica do ar-condicionado e do ambiente são pontos fundamentais para evitar as doenças respiratórias. Mesmo assim, os especialistas ressaltam que pessoas com problemas respiratórios ou...
tracking img