Problemas ambientais no brasil e no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1) INTRODUÇÃO...................................................................p.2
I. ÁGUA............................................................................p.3
II. LIXO..............................................................................p.5
III. SOLO............................................................................p.7
IV. MUDANÇASCLIMÁTICAS...........................................p.8
V. ILHAS DE CALOR.........................................................p.9
CONCLUSÃO.........................................................................p.10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................p.11


(1) INTRODUÇÃO


Neste trabalho irei falar sobre os diversos problemas ambientais que existem no nosso planeta.Falarei sobre a poluição da água e como evitar e resolver esse problema, sobre a coleta seletiva e o grande acúmulo de lixo no planeta e como isso é prejudicial à saúde, pois contamina o sol e as nossas águas, também citarei a contaminação do solo e a causa desse problema, falarei sobre as mudanças climáticas nas últimas décadas e os efeitos que isso causa no nosso ecossistema, e por último discorrereisobre as ilhas de calor o que são como evitar o agravamento delas e darei exemplos de algumas ilhas de calor.

ÁGUA

Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente dois bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação emdiversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planetaTerra são de água doce, sendo que apenas 0,08% estão em regiões acessíveis ao ser humano.

Causas da poluição das águas do planeta:
As principais causas de deterioração dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Emfunção destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aquíferos (grandes reservas de água doce subterrânea). Na América do Sul, temos o aquífero guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado. Grande parte das águas deste aquífero situa-se em subsolo brasileiro.

Problemas gerados pela poluição das águas:
Estudos da Comissão Mundial de Água e de outrosorganismos internacionais demonstram que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarreia, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, que matam mais de cinco milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maiorde doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.

Soluções:
Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a águadoce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente...
tracking img