Leptorpirose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aparecida Ribeiro da Silva de Jesus
Estela Alves Camargo
Joanita Rocha de Jesus
Maria Izabel de Lima Pinheiro
Viviane Valeria Ferreira Martins



LEPTOSPIROSE






CURITIBA
2010
Aparecida Ribeiro da Silva de Jesus
Estela Alves Camargo
Joanita Rocha de Jesus
Maria Izabel de Lima Pinheiro
Viviane Valeria Ferreira Martins



LEPTOSPIROSE




Trabalho apresentado àdisciplina de Epidemiologia do curso de Enfermagem 1º período da Faculdade Paranaense - FAPAR Orientador: Profº Leandro Rozin



CURITIBA
2010
INTRODUÇÃO

Desde o inicio das espécies, já existia a influência do meio ambiente sobre os organismos.
Estas influências com o passar do tempo, foram agravando a cada dia e sendo descoberto diversas doenças, transmitidas através de animais econtaminando o ser humano.
Condições climáticas, sócio-econômica, de meio ambiente e sanitárias são fatores predominantes que favorecem certos tipos de doenças a se proliferarem em diferentes regiões do Brasil.
Os estudos feitos através da epidemiologia em cima de doenças transmissíveis no Brasil são de grande importância, pois através desses levantamentos podemos identificar locais onde ocorrem maiorespossibilidades de transmissão, levando informações a populações, buscando melhorias nas condições de saúde sanitária, identificando locais propícios à proliferação de certas bactérias, enfim fazendo um levantamento geral de toda a situação e levando o controle dessas doenças e até mesmo sendo erradicada do país.
Estaremos apresentando nesse conteúdo sobre a doença LEPTOSPIROSE.
A leptospiroseé uma doença infecciosa aguda que acomete a homens e animais.
Nesse conteúdo apresentado , vamos relatar desde o principio da doença, como ela surge na vida do homem, a forma em que é transmitida como sintomas da doença, tratamento, condições que favorecem a doença se ploriferar , distribuição geográfica da doença, etc.
Para apresentação deste trabalho usamos como fonte de informações pesquisasite: GOOGLE, site DATASUS.GOV.COM, FONTE: CE/CVE – SINAN (SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO).
DESENVOLVIMENTO

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS
Vamos estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/ doença e seus fatores condicionantes e determinantes nas populações.
• Agente Etiológico da Leptospirose

A leptospirose , conhecida também pelo nome de enfermidade deWeiel, doença causada por uma bactéria chamada de espiroqueta (leptospira interrogan).
Sendo transmitida principalmente através da urina de roedores infectados. A doença foi descrita em 1880, no Egito, e em 1917 no Brasil.
Atualmente a doença é de distribuição mundial, tendo maior prevalência em países tropicais e subtropicais.
O Agente é sensível a luz solar direta, aos desinfetantes comuns, adessecação (refere-se à secagem de um organismo vivo ou morto, mas ainda não em decomposição, ex: animais aquáticos são postos fora da água, ou quando plantas são expostas a luz solar ou ambiente seco, as variações de PH e a temperaturas superiores a 40° C, todavia pode sobreviver por vários dias em água, comprovadamente por até 180 dias, com o ph neutro 7,2 a 7,4 e em solos com altas saturações deágua, demonstrando sua preferência por locais úmidos.
Sobrevivem também ao frio e mesmo ao congelamento- 100 dias a 20ºc negativos.

• Vetor hospedeiro

Diversas espécies animais podem atuar como fonte de infecção , tal qual como roedores, animais carnívoros, marsupiais, quirópteros, logomorfas e primatas, bem como todos os animais domésticos (bovinos, suínos, cães, etc.).
Todavia em termos dezoonoses, os roedores desempenham um papel epidemiológico mais importante que os demais.

• Modo de transmissão

Pelo contato com a água ou solo contaminado pela urina dos animais portadores, principalmente dos roedores e mais raramente pelo contato direto com sangue, tecidos, órgãos e urina de animais infectados.(Fig. 1)
A leptospira ela não necessariamente contrai somente dos ratos,...
tracking img