Problemas ambientais em biomas brasileros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemas Ambientais em biomas brasileiros
Os impactos ambientais estão presentes atualmente em todo lugar, de norte a sul, de leste a oeste, onde haja ação humana esta havendo degradação, por menor que ela seja, ela existe, até mesmo nas áreas que não esteja acontecendo tal atividade, pode ser percebido alteração no estado original do ecossistema.
No Brasil possuímosgrandes Biomas, estes são os mais diversificados do mundo, tanto em fauna quanto em flora e, por isso é mais afetado pela tal ação humana, estamos falando principalmente da Amazônia, Mata Atlântica (quer dizer o que resta dela) e o Pantanal.
Vamos comentar um pouco sobre o pantanal
Um bioma extremamente importante para o planeta, mas que nem sempre é voltado para avaliaçãode impactos que ocorrem sobre si, é considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da biosfera, localiza – se no sul do estado do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul, norte do país vizinho Paraguai e leste da Bolívia, a parte conhecida como Chaco boliviano, possui 250 mil km 2 de extensão, é constituído por savana estépica, com mais ou menos 100 m de altitude.O pantanal pode ser chamado de mar interior , devido a variedade de animais aquáticos, e alguns deles podem ser encontrados na água o mar.É resultado da separação do oceano há milhões de anos.
Algumas das espécies animais que podemos citar são:
Há mais de 650 espécies de aves; 1100 espécies de borboletas; 80 espécies de mamíferos (Onça–pintada, capivara, veado campeiro,lobo-guará, macaco prego, bugio, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, bicho-preguiça, suçuarana, quati, tatu e muitos outros), 263 espécies de peixes (pintado, dourado, pacu) e uma infinidade de répteis, (jacarés, cobras, sapos, rãs). Inclusive muitas destas espécies, principalmente a capivara e o jacaré no restante do país não se encontra facilmente, estão ameaçados de extinção, no entanto nopantanal estão presentes em grandes populações.
O clima no verão na maior parte do tempo é úmido, no inverno também ainda existe umidade no ar, devido ao processo de evapotranspiração.
A inundação acontece por a área ser plana, muitas vezes as águas da cabeceira do rio Paraguai podem demorar quatro meses para atravessar todo o pantanal, o terreno não existe muitas montanhas,serras ou vales profundos.
Nesta época os habitantes da região, as chamadas corrutelas, só podem sair de casa a barco, no lombo de animais (cavalo e jumento) ou ate mesmo só de avião, pois as estradas e rodovias se tornam verdadeiros rios.
Por causa da alternância do período chuvoso para o período seco, o tamanho correto do pantanal não dá pra se saber, ele pode ter umtamanho na cheia e um tamanho na seca, isso transforma totalmente sua paisagem, os rios mudam seu curso d’água todo ano, assim tudo também que está em volta é afetado.

As atenções se voltam atualmente para a Amazônia, logicamente pela sua importância, e pela sua degradação, desmatamento, muitos dizem que possui a maior biodiversidade do mundo, porém a quem considere o pantanal como amaior diversidade, ate mesmo a mata atlântica, apesar de hoje estar destruída.
A sua vegetação é um mosaico, na linguagem popular “tem de tudo um pouco”.
Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Chaco. Suas principais árvores e mais encontradas são: o angico, o Ipê, Aroeira, Palmeiras, Imbaúba, Orquídeas, Figueiras, etc.
A vegetação aquática pareceexplicar bem o que é o pantanal, as áreas alagadas são cobertas por batume, plantas que flutuam: Aguapé e salvinia, são carregadas pelas águas e formam verdadeiras ilhas, os chamados Camalotes.
Está diversidade se dá por que a matéria orgânica depois da cheia fica retida nas encostas, nas margens, por isso seu desenvolvimento.
Já vimos um pouco sobre o que é o pantanal, vamos...
tracking img