Probabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
ALUNO: RA: NOTA:
DISCIPLINA:
ESTATÍSTICA APLICADA BIMESTRE:
NP2
Probabilidade

A palavra probilidade esta presente nas convesas do nosso cotidiano e incertezas sobre o ocorrido no passado, presente e futuro como no esporte ela se aplica quase sempre, por exemplo no basquete, futebol ou volei um torcedor pode apostar na probabilidade do seu time vencer opròximo jogo embora seu time possa ser o favorito ele pode vencer, perder ou empatar. Um aluno pode fica contente em realizar as pròximas provas pois a probabilidade dele tirar boas notas e muito grande.
A ideia geral da probabilidade é frequentemente dividida em dois conceitos relacionados:
Probabilidade de frequência ou probabilidade aleatória, que representa uma série de eventos futuros cujaocorrência é definida por alguns fenômenos físicos aleatórios. Este conceito pode ser dividido em fenômenos físicos que são previsíveis através de informação suficiente e fenômenos que são essencialmente imprevisíveis. Um exemplo para o primeiro tipo é uma roleta, e um exemplo para o segundo tipo é um decaimento radioativo.
Probabilidade epistemológica ou probabilidade Bayesiana, que representa nossasincertezas sobre proposições quando não se tem conhecimento completo das circunstâncias causativas. Tais proposições podem ser sobre eventos passados ou futuros, mas não precisam ser. Alguns exemplos de probabilidade epistemológica são designar uma probabilidade à proposição de que uma lei da Física proposta seja verdadeira, e determinar o quão "provável" é que um suspeito cometeu um crime,baseado nas provas apresentadas.
É uma questão aberta se a probabilidade aleatória é redutível à probabilidade epistemológica baseado na nossa inabilidade de predizer com precisão cada força que poderia afetar o rolar de um dado, ou se tais incertezas existem na natureza da própria realidade, particularmente em fenômenos quânticos governados pelo princípio da incerteza de Heisenberg. Embora as mesmasregras matemáticas se apliquem não importando qual interpretação seja escolhida, a escolha tem grandes implicações pelo modo em que a probabilidade é usada para modelar o mundo real.
Experimento aleatòrio
É aquele experimento que quando repetido em iguais condições, podem fornecer resultados diferentes, ou seja, são resultados explicados ao acaso. Quando se fala de tempo e possibilidades deganho na loteria, a abordagem envolve cálculo de experimento aleatório.
Quando se estuda física, química ou biologia, nos deparamos com experimentos que podem ser modelados através de equações ou sistemas de equações simples. Como exemplo, podemos citar o caso do movimento retilíneo uniforme (MRU), no qual é observado o movimento de uma partícula com velocidade V constante, tanto em módulo como emdireção. Se a posição inicial da partícula, S0, é conhecida, a posição da mesma partícula para um especificado tempo t poderá ser determinada “à priori” utilizando-se a equação S = S0 + v.t. A principal característica desse tipo de modelagem reside no seguinte fato; se repetirmos esse experimento debaixo das mesmas condições iremos obter, a menos, de possíveis erros no processo de medição dosparâmetros s0, v e t, o mesmo resultado para S.
No exemplo acima pode-se notar que todos os parâmetros de entrada do modelo podem ser controlados e medidos com razoável precisão.No entanto, existem experimentos nas mais diferentes áreas de pesquisa científica que parecem não seguir esse padrão simples, ou seja, quando o experimento é repetido sob as mesmas condições (parâmetros de controle, dados deentrada, entre outros) resultados diferentes são obtidos.
Tais experimentos recebem a designação genérica de experimentos aleatórios ou probabilísticos. A idéia básica é que, para um experimento aleatório, o resultado final (ou saída) não pode ser univocamente determinado através do conhecimento dos parâmetros iniciais (ou entrada). Esses experimentos apresentam 3 características básicas:
•...
tracking img