Principios da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Geral – TRABALHO 1

* Os princípios fundamentais da Contabilidade.
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciênciada Contabilidade voltada ao exercício da profissão no Brasil. A aplicação destes princípios é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras deContabilidade.
De acordo com a resolução CFC n.º 750 de 1993 são princípios fundamentais de contabilidade:

O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O Patrimônio deve ter autonomia em relação a todos outros Patrimôniosexistentes, deve pertencer a uma entidade que seja capaz de adquirir direito e obrigação. O patrimônio da Entidade não pode ser confundido com os bens de seus sócios ou proprietários.

O PRINCÍPIODA CONTINUIDADE
Tem como norma geral que o prazo de funcionamento de uma entidade é indeterminado, algo capaz de produzir riqueza e gerar valor continuamente, sem interrupções. É a conhecida "entidadeem marcha", em que a empresa deverá concretizar seus objetivos continuamente.
A possível não continuidade da entidade também deve ser levada em consideração em decorrência deste princípio. Assim,se houver cessação das atividades da empresa, os valores diferidos deixarão de ostentar essa natureza, passando a ser considerados despesas, em face da impossibilidade de sua recuperação mediante asatividades operacionais usualmente dirigidas à geração de receitas.

O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
Tem como norma geral que o prazo de funcionamento de uma entidade é indeterminado, algo capaz deproduzir riqueza e gerar valor continuamente, sem interrupções. É a conhecida "entidade em marcha", em que a empresa deverá concretizar seus objetivos continuamente.
A possível não continuidade daentidade também deve ser levada em consideração em decorrência deste princípio. Assim, se houver cessação das atividades da empresa, os valores diferidos deixarão de ostentar essa natureza, passando a...
tracking img