Principio de pareto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Princípio de 80/20 ou também conhecido como Lei de Pareto é encontrado cotidianamente em situaçoes simples e complexas, da Teoria de Darwin até na organizaçao de uma empresa.
Em relação ao seusignificado, é possível afirmar que em toda e qualquer situação alguns detalhes sao muito mais importantes do que todo o resto.
Há evidências que tal lei foi criada pelo economista italiano VilfredoPareto, no século XIX, segundo ele: “80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas, ou 80% da poluiçao é causada por 20% dos países...”. É importante ressaltar que esse padrão pode seralterado, como neste caso: “Os Estados Unidos possuem 5% da populaçao mundial, porém sozinhos consomem 50% da maconha disponível em todo o mundo”. Em relação a este exemplo, seria uma proporção de 5/95 e50/50.
Na proporçao 50/50, é considerado um “empate”, não é típico do mercado adotar essa proporção, pois nao consiste em equilibrio, mas sim em uma falsa ideia, pois alguns detalhes sempre são maisimportantes do que a maioria dos outros.
Darwin, em sua teoria evolucionista afirma que apenas os mais fortes sobrevivem, partindo da ideia que os mais fortes são os mais aptos a tais condiçõesambientais que lhe foram impostas, certamente eles tiveram alguma mudança (detalhe) em relação aos outros, que pode ser explicado através do ambiente em que vivem, da forma em que vivem e principalmente,essa mudança desencadeou uma nova geraçao com ela, ou seja, uma proporção de 1/99 pode ter extinguido toda uma espécie.
A importância da evolução, nao está presente apenas na teoria da Seleção Natural,mas pode ser encontrada no ramo dos negócios também, de uma forma mais clara, a forma de se administrar uma empresa atualmente não é mais a mesma de 20 anos atrás, pois muitos “detalhes” já mudaram.Sendo assim, utilizando o Princípio 80/20, pode- se afirmar que de 100 empresas que abrem num ano, cerca de 20 ainda estão atuando ate o final do mesmo, os motivos que a levam a falência podem ser...
tracking img