Principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) “Um príncipe, para ter “virtu”, precisa mostrar-se apto à flexibilidade conforme as circunstâncias, do contrário fracassará”. Nesse aspecto, quando ele deve seguir o que é certo e o que é errado?Cite exemplos contemporâneos.

R= Ele deve agir conforme a situação em que ele se encontra, dando assim a entender que as coisas estão transcorrendo dentro da normalidade.
Um exemplo bem claroque temos é o Governo: ele está “maquiando” a inflação de forma que o povo veja e pense que a mesma está controlada. No entanto, sabemos que não está sendo assim.

2) O que Maquiavel pensava arespeito dos mercenários? O grupo concorda com ele? Por quê? Como podemos aplicar esta visão no mundo empresarial de hoje?

R= Maquiavel pensava que os mercenários são prejudiciais e perigosos, pois sãosoldados desunidos, ambiciosos, sem disciplina e infiéis, ousados entre amigos, covardes perante os inimigos; não temem a Deus nem são leais aos homens. E só esperam até o momento do ataque inimigo.Concorda. Porque só estão dispostos a servir como soldados em momento de paz, iniciada a guerra eles vão embora, e o único motivo que os faz lutar é o salário modesto que não é suficiente parafazê-los morrer pelo soberano.
Pessoas com esse perfil no mundo empresarial tendem........

3) “Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz está fadado a sofrer, entre tantos que não sãobons”. (cap. XV,item 1). Faça a análise sobre esta colocação e indique exemplos da convivência social e profissional.
R= O indivíduo que tende a agradar a todos está fadado ao fracasso,tanto na sua vida profissional quanto na social. Tendo em vista que, nos deparar com diversas situações que com certeza irá desagradar a alguns.
4) Depois de ler o cap. XVII, façacomentários e dê exemplos atuais sobre a famosa pergunta: “Como Gestor, você preferiria ser amado ou temido?”.
R= Temido. Tendo essa imagem de temido a pessoa consegue adquirir “respeito” perante os seus...
tracking img