Principais biomas mundiais e nacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1392 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS BIOMAS MUNDIAIS E NACIONAIS BIOMA

O termo "Bioma" é de origem grega e significa (bios, vida, e oma, massa ou grupo). Algumas autoridades da ecologia referem-se ao um Bioma como sendo um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade entre suas comunidades biológicas, ou seja, populações de organismo da fauna e da flora interagindo entre si e também como ambiente físico, chamado biótipo.


BIOMA: GELEIRAS OU POLARES
Situa-se nas regiões dos Pólos Ártico e Antártico. O clima característico é o glacial (frio intenso e cortante) com ventos fortes. Neste bioma, tem-se longa duração dos dias e das noites (seis meses cada). A vegetação é praticamente inexistente e os animais que habitam essas regiões são de sangue quente e possuem espessa camadade gordura, e, com pelagem ou penas densa que conservam o calor corporal.

[pic]


BIOMA: TUNDRA
A Tundra é uma região limítrofe com as polares, estando localizado nas regiões próximas ao Pólo Ártico, norte do Canadá, da Europa e da Ásia. O clima característico é o glacial. O Verão é breve e o Inverno longo e frio. Temperatura média anual muito baixa. A vegetação é rasteira, compostabasicamente por musgos, líquenes e alguns arbustos pequenos. No verão, surgem espécies animais vindas de sul – lebres do árctico, caribús, renas, raposas, lobos e várias aves migradoras que aí têm o seu território de reprodução.

[pic]


BIOMA: TAIGA (Floresta de coníferas)
Situa-se no hemisfério norte (sul das tundras); no hemisfério sul (ocorre onde o clima é muito frio). O clima muito parecidocom o anterior. O verão é temperado e úmido e no inverno as temperaturas são extremamente baixas. A vegetação é mais abundante. É caracterizado pela existência de florestas de árvores de folha persistente, entre elas as coníferas. A fauna composta por vários animais de diferentes espécies: aves como o pica-pau, corujas; grandes mamíferos como o urso pardo, doninhas, alces, marmotas e castores.[pic]


BIOMA: FLORESTA TEMPERADA
Típico de certas regiões da Europa e América do Norte. O clima é temperado com alta umidade e temperaturas moderadas. Possui as quatro estações do ano bem definidas. A vegetação é abundante predominando as árvores de folha caduca. Grande abundancia de animais como: insetos, aves, pequenos roedores, veados, porco-espinho, ouriço, raposas gatos selvagens, etc…Sob a manta morta subsiste também uma enorme diversidade de seres vivos, inclusive microrganismos.

[pic]














BIOMA: FLORESTA TROPICAL
Típico das regiões Norte da América do Sul (Bacia Amazônica), América Central, África, Ásia e Austrália (região da faixa equatorial). O clima é quente (temperaturas elevadas e constantes) e com alto índice pluviométrico durante a maiorparte do ano. Vasto número de espécies vegetais que proporcionam condições de vida, ideais para uma abundante e diversificada fauna: insetos, anfíbios, mamíferos, aves e
répteis.

[pic]


BIOMA: SAVANA
Encontrado na África, na Ásia, na Austrália e nas Américas. O clima é o temperado com temperaturas altas e precipitação reduzida em regiões predominantemente planas o que favorece a ocorrênciade incêndios rotineiros. A vegetação é abundante e adaptada à escassez de água, formada por ervas altas, algumas árvores características do continente africano. A fauna é composta por grandes herbívoros que se deslocam em grupos numerosos: rinocerontes, herbívoros, bisontes, antílopes, elefantes, girafas, zebras. Território de grandes caçadores carnívoros, como os leões, os leopardos, as chitas; dediferentes espécies de aves - voadoras, como os tecelões, corredoras como as avestruzes ou necrófagas como os abutres.

[pic]












BIOMA: CAMPOS, PRADARIA, RELVADO OU PAMPAS
Ocorre América do Sul como na do Norte. Os pampas gaúchos é o exemplo no Brasil. Clima temperado com precipitação escassa. Região de planície vasta e aberta. A vegetação é abundante e constituída...
tracking img