Princ Pios Da Remunera O Estrat Gica Trabalho RH II

1458 palavras 6 páginas
PRINCÍPIOS DA
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

Ana Karine Duarte
Juliana Santos
Juliana Duarte
Renata Balocco



O conceito de Remuneração Estratégica é muito abrangente, mas pode ser definido pela condição de que remuneração estratégica é um conjunto de formas de remunerar criando uma aliança entre o colaborador e a organização. Para Pontes (2002, p.) “o salário é uma demonstração objetiva do quanto á empresa valoriza o trabalho do seu funcionário”.
A remuneração estratégica tem a função de motivar o colaborador mostrando a ele o seu valor dentro da organização, pois através da teoria de Herzberg poderemos observar que o salário quando analisado de forma isolada não é um fator motivacional, a simples troca de produção por salário não gera motivação no trabalhador, porem quando associado aos benefícios e estímulos corretos o salário se torna motivador. Essa combinação de fatores faz com que o salário se torne uma remuneração estratégica.

RECOMPENSAS
FINANCEIRAS E NÃO
FINANCEIRAS


Segundo Chiavenato (1999), na maioria das organizações, o principal componente da remuneração total é a remuneração básica,que é o pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora.O segundo componente da remuneração total são os incentivos salariais,que são programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho. 

A recompensa financeira direta consiste no pagamento que cada empregado recebe na forma de salários, bônus, prêmios e comissões.A recompensa financeira indireta é o salário indireto decorrente de cláusulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecido pela organização.



O salário indireto inclui: férias,gratificações,gorjetas,adicionais(de periculosidade,de insalubridade, adicional noturno, adicional de tempo de serviço etc.),participação nos resultados,horas extraordinárias,bem como o correspondente monetário dos serviços e benefícios sociais

Relacionados

  • Gestão de Pessoas - Unidade WEB - Atividade 2
    1369 palavras | 6 páginas