Tica E Sustentabilidade Numa Sociedade Que Se Repensa Abril

912 palavras 4 páginas
11/23/2014

Planeta Sustentável ­ Imprimir Matéria

EDUCAÇÃO

Ética e sustentabilidade numa sociedade que se repensa Nem sempre queremos ser livres e autônomos, preferindo denunciar a falta de ética dos outros e eleger culpados por nossos problemas. Assim, qualquer proposta de desenvolvimento sustentável torna­se responsabilidade alheia
Claudia Costin*
06/2007

Claudia Costin é conselheira do Planeta
Sustentável

Vivemos um momento, no País, em que se acumulam indignações sobre as inegáveis derrapadas éticas cometidas por parlamentares, dirigentes públicos e líderes de diferentes segmentos da vida nacional. Ao mesmo tempo, imagina­se e procura­se construir uma Educação de mais qualidade e inúmeras ações são pensadas para diminuir as desigualdades sociais presentes no Brasil. Como compatibilizar o sonho com a realidade de corrupção e desvios de conduta? "Não adianta nada", diriam alguns, mais céticos: a corrupção e o fisiologismo seriam parte do que poderíamos chamar de "alma brasileira".

Assim, não só o sonho se mostraria impossível de ser concretizado, como, mais grave, outros que ocupassem os mesmos lugares de liderança tenderiam a fazer o mesmo. Pior, em alguns casos, a indignação acaba levando a um cinismo paralisante e reprodutor das condutas questionadas: "se eu estivesse no lugar deles faria o mesmo" ou "se todos agem assim, por que não eu?". A ética é resultado de uma construção coletiva inconsciente, que estabelece o que é considerado aceitável nas relações entre o ser humano e seus contemporâneos, na preservação de sua história e na interação com as futuras gerações.
Define regras gerais de comportamento para garantir paz nas interações que estabelecemos com os habitantes da comunidade em que vivemos, seja ela um lugarejo ou todo o Planeta. Envolve, também, uma preocupação com o futuro, garantindo­se que não estragaremos as condições de vida dos que virão depois de nós.
Mas, apesar de produto de uma evolução coletiva, a ética é e deve ser,
sobretudo,

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas
  • O que é esclarecimento
    60213 palavras | 241 páginas
  • Sposati
    135710 palavras | 543 páginas
  • Natureza da educação e filosofia da educação
    157429 palavras | 630 páginas