Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
sFACULDADE ESTACIO DE SA
CURSO DE FARMACIA

ACOMPANHAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS

BHETUELL SANTOS GUIMARAES

GOIÂNIA
2011
BHETUELL SANTOS GUIMARAES

ACOMPANHAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS

Trabalho da meteria de Primeiros Socorros, como parte dos requisitos necessários para a obtenção de nota parcial do semestre.

GOIÂNIA
2011

O.sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas deforma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior. (Henry Kissinger)

SUMÁRIO

1 CINEMATICA DO TRAUMA ............................................................................ | 5 |
2 TRAUMATISMO CRANIO ENCEFALICO ....................................................... | 6 |
3 TRAUMA RAQUIMEDULAR............................................................................ | 7 |
4 MANOBRAS DE LIBERAÇAO DE VIAS AEREAS ...………………………...... | 9 |
| |

1 CINEMÁTICA DO TRAUMA
Os profissionais responsáveis pelo atendimento ao politraumatizado devem ter dois tipos de lesões em mente. Existem aquelas facilmente identificáveis no exame físico, permitindo tratamento precoce. E também aquelas ditas potenciais, ou seja, não são óbvias ao exame,mas podem estar presentes pelo mecanismo de trauma sofrido pelo paciente. Dependendo do grau de suspeita destas lesões pela equipe, danos menos aparentes podem passar despercebidos, sendo tratadas tardiamente.
Sendo assim, ressalta-se a importância de se conhecer a história do acidente. Quando bem acurada e interpretada pela equipe, tem-se a suspeita de mais de 90% das lesões antes de tercontato direto com o paciente.
Trauma é a lesão corporal resultado da exposição à energia (mecânica, térmica, elétrica, química ou radiação) que interagiu com o corpo em quantidades acima da suportada fisiologicamente. Pode ainda em alguns casos ser resultado da insuficiência de algum elemento vital (afogamento, estrangulamento, congelamento). O tempo de exposição e o surgimento da lesão devem sercurtos (alguns minutos) (OMS - ano 2000). O trauma pode ser intencional ou não intencional e varia de leve a grave.
A história no trauma divide-se em três fases:
• Pré-impacto: são os eventos que precedem o acidente, tais como ingestão de álcool e/ou drogas, condições de saúde do paciente (doenças preexistentes), idade, etc. Estes dados terão influência significativa no resultado final.
•Impacto: deve constar o tipo de evento traumático (ex.: colisão automobilística, atropelamento, queda, ferimento penetrante, etc.). Deve-se também estimar a quantidade de energia trocada (ex.: velocidade do veículo, altura da queda, calibre da arma, etc.).
• Pós-impacto: ela se inicia após o paciente ter absorvido a energia do impacto. As informações coletadas nas fases de pré-impacto e impacto sãoutilizadas para conduzir as ações pré-hospitalares na fase de pós-impacto. A ameaça à vida pode ser rápida ou lenta, dependendo, em parte, das ações tomadas nesta fase pela equipe de resgate.
As informações colhidas pelas equipes a respeito dos danos externos e internos do veículo constituem-se em pistas para as lesões sofridas pelos seus ocupantes. Com isto, a identificação das lesões ocultasou de diagnóstico mais difícil são facilitadas, permitindo tratamento mais precoce reduzindo-se a morbimortalidade dos pacientes. Algumas observações são muito comuns, tais como: deformidadesdo volante de direção, sugerindo trauma torácico; quebra com abaulamento circular do para-brisa indicando o impacto da cabeça, o que sugere lesão cervical e craniana; deformidades baixas do painel deinstrumentos sugerindo luxação do joelho, quadril ou fratura de fêmur.


2 TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO – TCE
Traumatismo cranioencefálico (TCE) é um problema de saúde pública na atualidade. Já se estima que cerca de quinhentas mil pessoas sofram de TCE por ano nos EUA, sendo que 20% das vítimas terão algumas incapacidades e deficiências (BRUNNER, 2006).
Segundo Arruda (2002), no Brasil, o...
tracking img