Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O que é TCE :
 O TCE(traumatismo crânio-encefálico) é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.
2- Quais as principais Causas:
 As causas mais comuns de TCE são:acidentes de trânsito (60 a 70% dos casos de TCE), quedas (20%) agressões (violência), ferimentos por armas de fogo e outras lesões penetrantes.
3- Quais são os sinais e sintomas:
 falta de coordenação;
 dificuldade para planejar e estabelecer a seqüência de movimentos;
 esplasticidade muscular;
 dores de cabeça;
 distúrbios da fala;
 paralisia ecrises convulsivas;
 amnésia retrógrada;
 confusão menta;
 instabilidade postural;
 vômitos cefaléia;
 sono.
• Todos esses comprometimentos podem variar bastante dependendo da extensão e local do dano cerebral, além do êxito do processo de reabilitação podendo ser classificado de leve a severo.

4-Qual o tratamento utilizado no TCE:
Otratamento do TCE inicia na cena do trauma, que exige nesse momento organização e conduta de qualidade. É importante que ocorra transporte correto da vítima e uma admissão adequada no hospital. Esses passos contribuirão para realizar um diagnóstico correto, estabelecer um prognóstico e uma conduta terapêutica eficaz e de qualidade. Inicialmente o tratamento será clínico e/ou cirúrgico, emseguida, após o quadro clínico do paciente se estabilizar, começarão as terapias para reabilitação. Pacientes com TCE são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. A abordagem do tratamento deve ser global, tendo como objetivo alcançar o maior grau de funcionalidade, proporcionando a essesindivíduos maior nível de independência e qualidade de vida.
5-o que é Politraumatismo:
- Traumatismos são lesões provocadas por forças externas, que podem ser tanto um objeto chocando-se contra o corpo humano, ou o corpo humano chocando-se contra um objeto.Politraumatismos são lesões múltiplas de diversas naturezas que podem comprometer diversos órgãos e sistemas.
6-Quais as causas de umPolitraumatismo:
Traumatismos são lesões provocadas por forças externas, que podem ser tanto um objeto chocando-se contra o corpo humano, ou o corpo humano chocando-se contra um objeto. As causas mais comuns dos traumas são as quedas da própria altura em pacientes sem capacidade de defesa (perda de consciência); quedas de lugares altos (escadas, andaimes etc); acidentes automobilísticos e vítimas de violênciaexterna – agressão de qualquer espécie, incluindo vitimas de armas de fogo ou armas brancas (perfuro cortantes).
7-Qual o tratamento para o politraumatismo:
Fazer uma avaliação rápida do estado geral do paciente, estabelecendo prioridade e dando atenção imediata àquele traumatismo que interfere nas funções vitais, podo em risco sua vida, estabelecendo a seguinte ordem:
- Permeabilidade das viasaéreas (retirada de prótese);
- Aspiração das secreções orofaríngeas;
- Avaliação das possíveis lesões intratorácicas;
- Colocação da cânula de guedell;
- Entubação e uso de respirador;
- Avaliação da função respiratória (ritmo,freqüência e movimento torácico);
- Avaliação das funções cardio-circulatórias usando manobras de ressuscitação quando houver parada cardio-respiratória;
-Controle da hemorragia. Se for detectada hemorragia interna, preparar o paciente para cirurgia;
- Punção de veia para reposição das perdas sangüíneas e administração de medicamentos;
- Preparação do material para flebotomia e PVC;
- Sondagem vesical, se prescrita, para avaliação do débito urinário;
- Controle rigoroso da administração e perda de líquidos, PVC e sinais vitais;
-...
tracking img