Primeiro reinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Primeiro Reinado corresponde ao período entre 1822 e 1831 em que D. Pedro I governou o Brasil. Mesmo o país já estando separado de Portugal nessa época, o Primeiro Reinado consta como parte do processo de independência, que só foi realmente finalizado com a abdicação de D. Pedro I ao trono, que marcou o fim desses dois eventos.
Foi um período de transição, já iniciado em umacrise econômica, marcado por diversos conflitos devido ao caráter autoritário de D. Pedro I e movimentações populares, contra tal comportamento.
Há também movimentação nos aspectos culturais brasileiros, como a inauguração da Academia Nacional de Belas Artes e o teatro de Martins Pena considerado o primeiro teatrólogo original do Brasil, com peças baseadas em temáticas brasileiras.

AIndependência

A Independência foi empreendida pela classe dominante, apesar do apoio oferecido pelas demais classes sociais, estas não tiveram influência sobre o plano político do país. Os escravos, que representavam metade da população, participação nenhuma tiveram nesse processo, a eles não importava a nacionalidade de quem os chicoteava.
À aristocracia então cabia o poder, e a ela interessava que o paíspermanecesse o mesmo no plano econômico, por isso D. Pedro I permaneceu no poder como imperador, mesmo sem ter a confiança da classe política. Foi traçado um plano para defender os interesses da classe dominante, que se resumia a, na política externa, manter aliança com Inglaterra, maior compradora dos produtos brasileiros, e na política interna evitar qualquer mudança.
Para que esse planofuncionasse era necessário uma estrutura político-administrativo, que deu-se do aproveitamento da que D. João criara no Período Joanino. Houve, entretanto, dificuldades em fazê-lo funcionar em um país grande, diversificado, com poucos meios de comunicação e que enfrentava uma crise.
Esses fatores influenciaram todo o Primeiro Reinado e o seguinte Período Regencial, caracterizando uma fase de longaagitação política.

A Crise

Já na época da independência o Brasil apresentava problemas no setor econômico, a lavoura tradicional (açúcar, algodão e fumo) estava em má situação no mercado mundial. O algodão tinha como concorrência o algodão dos Estados Unidos, melhor e mais barato, o fumo que era usado na troca de escravos sofria com as dificuldades do tráfico negreiro e o açúcar brasileiro jánão era o único, nem o melhor a ser comprado. Adiciona-se a tudo isso o fato de que o governo tinha como principal fonte de recursos os impostos cobrados sobre a importação de mercadorias e estes recursos agora estavam escassos.
Como tentativa de solucionar esse quadro, o governo fez empréstimos no exterior e emitiu papel-moeda. Essa medida porém só agravou a crise. Houve declínio e estagnaçãoem várias regiões do país e revoltas das províncias(antigas capitanias, posteriores Estados) produtoras contra o governo, revoltas essas que só se agravaram ao longo do governo de D. Pedro I.

A Constituição

Dois meses antes da proclamação da independência reuniu-se uma Assembleia Constituinte, a fim de elaborar uma Constituição para o Reino do Brasil. Após o 7 de setembro essa Assembleia sereunia para formar a constituição do Império, iniciada em maio de 1823.
Essa Assembleia era dividida em dois partidos. O Partido Brasileiro, constituído da classe dominante agrária e maioria na Constituinte, desejava um regime liberal em que o poder Legislativo fosse superior ao poder Executivo. O Partido Português, por sua vez, desejava um poder Executivo com mais autoridade.
Foi por aí quesurgiu a “Constituição da Mandioca”, assim batizada por adotar como critério para ser eleitor que o cidadão tivesse uma renda equivalente ao valor de uma certa quantidade de mandioca. O historiador Caio Prado Jr define esse projeto dizendo que “afastando o perigo da recolonização; excluindo dos direitos políticos as classes inferiores e praticamente reservando os cargos de representação nacional...
tracking img