Primeiro reinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equação Termoquímica

Uma das conseqüências do processo da humanidade é o aumento no consumo da energia, pois não imaginamos civilizações moderna sem industrias, automóveis, aviões, fogões,geladeiras, etc.
A grande fonte de nossos recursos energéticos são, sem duvida, as reações química, já que durante a ocorrência destas, há perda ou ganho de energia. Essas variações energéticas sãofreqüentemente expressas na forma de calor e serão estudadas na termoquímica.
Termoquímica é a parte da química que estuda as quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas.
Oscalores liberados ou absorvidos pelas reações são expresso em Joule (J), ou caloria(cal).
O aparelho usado para medir a quantidade de calor envolvida nas transformações físicas ou químicas é ocalorímetro.
Entalpia é o conteúdo de calor de um sistema, a pressão constante. Não é possível fazer a medida absoluta da entalpia de um sistema, mas podemos medir (com calorímetro) a variação de entalpia, ΔH,que ocorre numa reação. Esta variação é entendida como a diferença entre a entalpia final dos produtos da reação e a entalpia inicial dos reagentes da reação.
Tipos de reações
Reações exotérmicasSão aquelas que liberam calor para o meio ambiente.
Exemplo
Combustão da gasolina, queima da vela, etc.
Há uma diminuição do conteúdo calorífico do sistema. Se ocorrer liberação de calor, podemosconcluir que, no final, a qualidade de calor contida no sistema é menor que no inicio do processo.
Reações endotérmicas
São aquelas que absorvem calor do meio ambiente.
Exemplo
Decomposição deamônia, etc.
Numa reação endotérmica, há um aumento do conteúdo calorífico do sistema. Se ocorre absorção de energia, podemos concluir que , no final a quantidade de calor contida no sistema é maior queno inicio do processo.
Influencia das quantidades de reagentes e de produtos na entalpia.
A quantidade de calor liberada e absorvida em uma reação depende, em primeiro lugar, das quantidades...
tracking img