Primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito global iniciado no dia 28 de julho de 1914 e terminou em 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências do mundo, que se organizaram em duas alianças: Os Aliados ( com base na Tríplice Entente) que eram o Império  Britânico, França e Império Russo até 1917, e Estados Unidos a partir de 1917, derrotando TrípliceAliança, lideradas pelo império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império  Turco-Otomano, causando o colapso de quatro impérios,  que mudou de forma radical o mapa geopolítico da Europa e do Médio Oriente.
MOTIVOS:
* Competição entre as nações em busca de mercados e capitais.
* A partilha da África e da Ásia.
* Corrida armamentista.
* Nacionalismo.
POLÍTICA DE ALIANÇAS(BLOCOS):
* Por meio de acordos econômicos, políticos e militares, dois blocos opostos foram criados: a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, composta por Rússia, França e Grã-Bretanha.
* Esse sistema de blocos tornou-se uma bomba relógio quando as tensões entre os países ficaram incontroláveis.
O ESTOPIM:
* O assassinato do arquiduqueFrancisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco e de sua esposa, em Sarajevo.
* O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco e de sua esposa, em Sarajevo.
CORRIDA ARMAMENTISTA:
Os anos anteriores á eclosão da guerra, 1914, receberam o nome de PAZ ARMADA porque a industria bélica na Europa aumentou consideravelmente os seus recursos, produzindo novas tecnologiaspara a guerra. Alem disso quase todas as nações européias adotaram o serviço militar obrigatório, incentivando assim o sentimento nacionalista e militarista.
PARTICIPAÇÃO DOS PAÍSES:
* ESTADOS UNIDOS: Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Fornecendo armamento, vestimentas e qualquer outro tipo de produto.Após a saída dos russos, o EUA vê seus investimentos em risco, pois, se seus aliados perderem a Guerra deixam de pagar suas dividas. Então, o pais entra militarmente no conflito, sendo decisivo para o final da Guerra a favor da Tríplice Entente.
* BRASIL:Nos três primeiros anos da guerra, o Brasil permaneceu neutro. Porém, em 5 de abril de 1917, um submarino alemão atacou um navio brasileiro(vapor Paraná da Marinha Mercante) carregado de café. Neste ataque, próximo ao litoral francês, três brasileiros foram mortos. Em 20 de maio, outro navio brasileiro, agora o Tijuca, navegando em águas francesas, foi torpedeado por um submarino alemão. Estes fatos foram o estopim para a entrada do Brasil no conflito.
* O Brasil declarou guerra aos países da Tríplice Aliança (Alemanha e ImpérioAustro-Húngaro) em 1 de junho de1917. Porém, o Brasil não enviou soldados para os campos de batalha na Europa. Desta forma, nenhum militar brasileiro foi morto durante o conflito armado mundial.
* O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente (Reino Unido, França, Rússia e Estados Unidos)..Também participou realizandomissões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares. 
RÚSSIA: A Rússia ao entrar na primeira guerra já estava vivendo revoltas internas. A longa duração da guerra mundial provocou crise de abastecimento alimentar nas cidades, desencadeando uma série de greves e revoltas populares.Mal equipados os russos morriam facilmente e no final de 1916 contabilizavam cerca de 1,7 milhãode soldados mortos. Incapaz de conter a onda de insatisfações, o regime czarista mostrava-se intensamente debilitado. Numa das greves em Petrogrado, Nicolau II toma a última das suas muitas decisões desastrosas: ordena aos militares que disparem sobre a multidão e contenham a revolta. Partes do exército, sobretudo os soldados, apóiam a revolta. A violência e a confusão nas ruas tornam-se...
tracking img