Primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivos da primeira guerra mundial
Há várias causas prováveis para a primeira guerra mundial. O evento principal que marcou o início da guerra, foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro dotrono Austro-Húngaro. O assassino foi Gavrilo Princip, que era integrande de um grupo terrorista (ou nacionalista) chamado Mão Negra, que visava unir os territórios que continham sérvios. Mas esteocorrido é o de menos, foi apenas o estopim.
Na década de 20, a explicação mais usada para a guerra foi a de que a Alemanha começou atacando e invadindo a Bélgica no dia 3 de agosto de 1914, e osAustro-Húngaros invadiram a Sérvia dia 29 de Julho do mesmo ano. Por terem sido os primeiros a atacar, os alemães e austro-húngaros foram considerados os culpados pela guerra, tendo de pagar uma quantiaenorme de dinheiro para reparar danos da Tríplice Entente. O valor era o correspondente á aproximadamente 20 bilhões de dólares hoje. Em 1931 essa dívida foi extinta.
- Rivalidades
A rivalidade entreAlemanha e Inglaterra também é uma das causas. Os Ingleses sempre dominaram os mares da europa, e os alemães, claro, não gostavam nada disso. Iniciou-se uma corrida armamentista. A tensão aumentouquando a Inglaterra construiu o revolucionário encouraçado HMS Dreadnought:
- Militarismo e Aristocracia
Já os americanos, culpam a aristocracia da Alemanha, Rússia e do Império Austro-Húngaro, quemandava nesses países. Eram militaristas, deixando de lado a democracia. Os americanos, com essa desculpa, entraram na primeira guerra mundial, e os Russos saíram da Tríplice Entente.
- Nacionalismo
Onacionalismo, que se expandia rapidamente pela Europa na época, alimentado pelas guerras perdidas, rivalidades, e a mídia, contribuiu bastante para a Guerra. Os cidadãos da Sérvia e do ImpérioAustro-Hungaro clamavam por uma guerra, para defender a sua honra.
Os alemães se sentiram prejudicados com a Partilha da África. Alemanha e Itália chegaram atrasados ao século XX em relação as demais...
tracking img