Presidente de portugal

Páginas: 4 (821 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
António Ramalho Eanes

"Sou Presidente de todos os portugueses"

Ramalho Eanes nasceu em Alcains, concelho de Castelo Branco numa família humilde. Filho de Manuel dos Santos Eanes e Maria doRosário Ramalho. A formação tem início em 1942, quando entra para o Liceu de Castelo Branco.
Segue a carreira das armas entrando para o exército em 1952, estudando tácticas militares (Escola do Exército,de 1952 a 1956; Estágio CIOE-Curso de Instrução de Operações Especiais, em 1962; instrutor de Acção Psicológica no Instituto de Altos Estudos Militares, em 1962). Frequenta, ainda, o InstitutoSuperior de Psicologia Aplicada, durante três anos.
No exército, Ramalho Eanes segue a arma de Infantaria. Serve na Guerra Colonial onde combateu na Índia Portuguesa, Macau, Moçambique, Guiné-Bissau eAngola.

Depois de demorada carreira de combatente, Eanes encontrava-se ainda em serviço em Angola aquando da revolução de 25 de Abril. Aderiu ao Movimento das Forças Armadas e, regressado a Portugal,foi director de programas e nomeado presidente do conselho de administração da RTP, até Março de 1975.
Em 1975, então com a patente de Tenente-Coronel, dirigiu as operações militares do 25 de Novembrodesse mesmo ano, contra a facção mais radical do MFA. Em 1976 foi eleito Presidente da República, sendo reeleito em finais de 1980.
Devido ao seu desempenho, Ramalho Eanes facilmente reuniu em tornoda sua candidatura a presidente da República, em 1976, o apoio de três dos quatro partidos principais de então: o Partido Socialista (PS), o Partido Social Democrata (PSD) e o Centro DemocráticoSocial (CDS). Sá Carneiro e o PPD anunciaram o apoio a 28 de Abril e o PS a 12 de Maio, dois dias antes da apresentação da candidatura. Ramalho Eanes era o candidato presidencial dos que defendiam o fim doPREC (processo revolucionário em curso), batendo-se, sobretudo, contra Otelo Saraiva de Carvalho e Octávio Pato.

A garantia de estabilidade e segurança que representava, depois de momentos tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Presidentes
  • Presidentes
  • Presidente
  • presidente
  • presidentes
  • Presidentes
  • Presidente
  • Presidente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!