Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Gilberto Alves de Araújo
Disciplina de Ciências Professora: Francisca Rufino
Aluno (a):_________________________________Data:_____/____/______
Atividade Avaliativa
Leia o texto abaixo e responda as seguintes questões:
Quero – quero
*O quero-quero é uma ave encontrada na América Central e na América do Sul. No Brasil, alémde “quero-quero, também é conhecida como téu-téu, “terém-terém” e “espanta-boiada”. Seu nome cientifico é Vanellus chilensis. Essa ave, que chega a medir 37 centímetros , habita campos , pastagens ebanhados.
Alimenta-se de minhocas que retira da terra. Também pesca em água bem rasa, onde movimenta a lama com os pés, espantando larvas aquáticas que apanha com o bico.
Sua cor é cinza-claro, comáreas pretas na cabeça, no peito, nas asas e na cauda. As pernas e o bico são vermelhos e a barriga é branca. Sua marca registrada é o topete na parte de trás da cabeça, formado por algumas penas maiscomprimas.
A fase reprodutiva começa por volta de agosto. O casal faz o ninho em uma pequena depressão seca do terreno, ao redor da qual colocam gravetos e folhas secas. A fêmea põe 3 ou 4 ovos .Eles são manchados e se confundem bem com o ambiente, o que dificulta que outros animais os encontrem e se alimentem deles. Os pais se revezam na tarefa de chocar os ovos durante as três semanas e meiaque leva até os filhotes nascerem.
A vigilância dos pais é total. Se um intruso aparece , o quero-quero que está vigiando se afasta rapidamente e se agacha , fazendo um movimento com as asas como seestivesse mostrando que os ovos estão nesse outro lugar. Se isso não der certo e o agressor – ser humano, cão, ovelha – se aproximar do ninho, o quero-quero o ataca em voos velozes e rasantes.
Quandoo nascimento está próximo, a fêmea fica ainda mais atenta e não sai do ninho nem que o intruso chegue a poucos centímetros. Se isso acontecer, ela adotará uma postura ameaçadora, abrindo as asas e...
tracking img