Presidencialismo e parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema Presidencialismo é mais utilizado e mais adequado em nossos dias, pois, nesse sistema, há uma separação nítida entre os poderes fazendo com que as funções de cada parte sejam distintas umadas outras, facilitando a democracia.

Um dos pontos questionados do regime Presidencialista é a impotência da população diante do presidente, que uma vez eleito, nada mais se pode fazer contra umpresidente indesejável, salvo um golpe de Estado. Apesar de ser mais complexa a troca de presidente no sistema Presidencialismo, o impeachment de Collor mostrou que ainda assim é possível asubstituição do presidente, pois sempre há medidas válidas, assim como o golpe de Estado.

Tais problemas não são decorrentes do sistema de governo e sim do regime político, lembrando que alguns líderesindesejáveis como Hitler e Mussolini surgiram em sistemas parlamentaristas. Esses são resultados do regime democrático, que apesar de admiráveis, são acarretam essas dificuldades.
No Brasil, as formas deparlamentarismo sempre foram impuras. O sistema não funcionou nem na época da monarquia nem na segunda tentativa em 1962, quando se tentou criar um sistema parlamentarista, com João Goulart comoPresidente da República.
A adoção do parlamentarismo, implicaria em dramática e permanente redução da soberania popular, além de crises no parlamentarismo com a limitação da presença de partidos nacionais.É uma ilusão imaginar que a estabilidade democrática e a governabilidade de valores, seriam mais garantidas pelo parlamentarismo.

Porém o sistema Presidencialismo também tem suas desvantagens poiso executivo não responde diretamente perante o parlamento e este não pode ser destituído em circunstâncias normais
Nesta situação, o regime parlamentarista é mais viável, pois o Chefe de Estado podedissolver o Gabinete e convocar novas eleições para substituir o Parlamento. O mesmo acontece se o presidente não estiver agindo a contento. O seu afastamento é feito sem traumas e com um custo...
tracking img