Preparo do alumen a partir da bauxita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Preparo do Alúmen a Partir da Bauxita

Disciplina: Química Inorgânica Experimental I


Preparo do Alúmen a Partir da Bauxita

Objetivo

Preparar o sulfato duplo de alumínio epotássioKAl(SO4)2, utilizando-se o óxido de alumínio na reação, presente na bauxita.

Introdução

O alumínio está presente em quase todas as aplicações humanas, aplicações em diversos setores da indústria detransportes, construção civil, eletroeletrônicos, petroquímica e outros.
O alumínio é conhecido em sua forma metálica nos dias de hoje, mas já foi considerado um metal raro e precioso antes dasdescobertas de Charles Martin Hall e Paul-Louis-Toussaint-Héroult (1888), contudo os compostos de alumínio já são utilizados há mais de 4000 anos. Os egípcios já empregavam o alúmen como mordente e os gregos eos romanos usavam para fins medicinais.
A bauxita é a matéria prima para muitos compostos de alumínio e alumínio metálico, que se forma em regiões tropicais e subtropicais por ação do intemperismosobre aluminossilicatos. A bauxita é escrita como minério de alumínio, mas ela não é uma espécie mineral propriamente dita, mas um material heterogêneo formado de uma mistura de hidróxidos de alumíniohidratado [AlOx(OH)3-2x].
A produção industrial do alúmen de potássio, KAl(SO4)2·12H2O, o mais antigo composto de alumínio utilizado pelo homem, vem diminuindo nos últimos anos e os métodos deprodução possuem interesse quase exclusivamente histórico. Atualmente, o alúmen é produzido somente a partir do hidróxido de alumínio proveniente do Processo Bayer e ainda é utilizado na indústria do couro,como um mordente, na indústria farmacêutica e de cosméticos e como agente de coagulação do látex. A aplicação industrial mais importante do alúmen de potássio hoje é como um aditivo na produção decimento marmoreado e de gesso. 1

Procedimentos

Pesou-se 4,0044g de bauxita e colocou-se em um béquer de 250mL com 15mL de água destilada e 30mL dehidróxido de potássio (KOH 2 mol/L), todos...
tracking img