Aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia – FACET Prof. Dr. Gleison Casagrande
____________________________INTRODUÇÃO____________________________
Sabe-se que a formação do alumínio pode ter sido causada devida as colisões ocorridas entre átomos de hidrogênios causadas pelas altas temperaturas e pressões atmosféricas durante a formação do Sistema Solar.O nome alumínio vem do latim alúmen, nome dado a um de seus sais, o sulfato de alumínio. Em meados do século XVIII foi proposto por L. B. G. de Morveau o nome alumine para a base do alúmen. E no início do século XIX, Sir Humphey Davy, pesquisador inglês, tentou isolar esse elemento através do elemento hoje conhecido como alumina, óxido de alumínio, Al2O3, convencendo-se que este composto tinhauma base metálica, e certificando-se que ele não tinha conseguido isolar o alumínio metálico, propôs para o metal obtido o nome alumínium, e mais tarde concordou em alterá-lo para alumínum.
Em 1825, o alumínio metálico foi preparado pela primeira vez em laboratório, pelo químico dinamarquês Hans Christian Orsted, onde este estava estudando as ações de correntes elétricas, isolou o alumínio apartir da alumina, preparando o cloreto de alumínio, AlCl3. O cloreto formado foi tratado com um amálgama de potássio (liga de potássio com mercúrio), obtendo uma amálgama de alumínio. Orsted então aqueceu essa amálgama, onde a liga decompôs os seus constituintes: alumínio e mercúrio. Assim o mercúrio foi evaporado e o alumínio metálico foi formado como resíduos desta destilação.
Há mais de 7000 anoso alumínio já era utilizado na região do Iraque, onde este aparecia contido em grande porcentagem em cerâmicas produzidas pelo povo nativo. E 3000 anos mais tarde os egípcios e os babilônicos usavam compostos de alumínio para o preparo de muitos produtos químicos e medicinais.
O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre, onde seus compostos aparecem concentrados nos 15km mais externos da crosta que correspondem cerca de 8% deste, sua abundância só é inferior a do oxigênio e do silício. Mas devida a sua alta afinidade com o oxigênio costuma-se não encontrá-lo como substância elementar, mas sim, em formas combinadas com o oxigênio, tais como, óxidos ou silicatos. É também o segundo elemento mais maleável, perdendo apenas para o ouro, e o sexto mais dúctil.
Ometal pode ser extraído por diversas reações químicas, com a bauxita é uma delas, onde a extração feita através deste mineral que é ocasionada por uma reação natural. Ocorre quando há uma infiltração de água em rochas alcalinas, que estas entram em decomposição adquirindo uma nova constituição química. A bauxita é encontrada próxima a superfície em uma espessura de mais ou menos 4 metros, o quepossibilita a sua extração a céu aberto com o uso de retro escavadeiras. Após mineirada, a bauxita chega às fábricas, em seu estado natural, contendo impurezas que precisam ser eliminadas. Esta então é moída e misturada a uma solução de soda cáustica, formando-se uma pasta. Esta pasta é aquecida sob pressão e recebe uma nova adição de soda cáustica, que acaba se dissolvendo, passando então porprocessos de sedimentação e filtração, que eliminam todas as impurezas, estando pronta para a extração da alumina. Com o uso de equipamentos chamados Precipitadores, a alumina contida na substância é precipitada através de um processo chamado “cristalização por semente”. Esse sólido obtido, só precisa ser lavado e secado por meio de aquecimento para que tenhamos o primeiro produto do processo de produçãodo alumínio, a alumina. A alumina é um pó branco, com uma consistência semelhante à do açúcar, que a partir daí é aquecida e colocada em forma de alumínio.
Esse metal formado apresenta diversas aplicações, tanto que, com exceção do aço é o metal mais empregado, sendo um material muito importante em várias atividades econômicas.
O alumínio quando puro é muito frágil e maleável, todavia, suas...
tracking img