Preparo de telas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Preparo de Telas
(versão revisada e atualizada em março de 2009)

João Barcelos
www.joaobarcelos.com.br

1. Introdução
Durante o nosso processo inicial de aprendizado na pintura, deparamo-nos com tantas dúvidas e obstáculos que não há sequer espaço para alguns detalhes, mesmo que sejam importantes. Nesta fase, não faz muita diferença se os pigmentos que estamos usando possuem pouca oumuita resistência à luz (permanência), se são transparentes ou opacos. Também, pouco importa a qualidade do óleo de linhaça (1). Não sabemos ainda a que tipos de pincéis melhor nos adaptamos. Assim, dentro desse contexto, a qualidade das telas fica em plano bem inferior. Lembro-me de que qualquer uma servia. Apenas lixava um pouco a superfície quando a sentia muito áspera. No meu entender, a pinturaé, principalmente, um misto de sentimento e técnica. A primeira é uma característica de cada um. É a maneira como vemos o mundo a partir do nosso interior. A técnica é o agente que permite dar vazão a este sentimento. Melhoramos nossos sentimentos, observando, pensando, discutindo, tendo dúvidas (muitas dúvidas), vendo outros trabalhos, visitando exposições, museus, galerias... Por outro lado, oaprimoramento da técnica requer prática e estudo constante. A finalidade destas notas é apresentar o resultado de um estudo que tenho feito nestes últimos anos sobre preparo de telas. Como a minha pintura é a óleo, vou ter sempre esta motivação como ponto de partida, mas não será difícil fazer conclusões sobre o caso da pintura acrílica. Vou procurar me apoiar em fatos desde o início de minhasatividades artísticas, de forma mais profissional, que data do início dos anos 90. Claro está que muito do que vou apresentar é questão pessoal e de ponto de vista. Entretanto, como fui beneficiado com experiências de outras pessoas, acredito que o mesmo possa ocorrer em sentido inverso. Acho oportuno dizer que muito do que aprendi, e venho aprendendo, está na troca de ideias com meus colegas artistas,principalmente com aqueles que participam do nosso simpático e agradável grupo de pintura ao ar livre. Embora converse com muitas pessoas sobre este assunto, não posso deixar de mencionar as valiosas discussões com a Sandra Nunes e Sidney Lace, colegas do grupo e meus amigos.

2. O gesso acrílico
O fundamento do preparo das telas que uso está no chamado gesso acrílico. Por isso é que faleiacima sobre a questão pessoal. Há muitos que não o usam, ou por opção de preparos mais tradicionais, ou por preferir algo mais direto sobre a tela, ou, até mesmo, por não conhecer direito o que é o gesso acrílico (o nome em si pode levar a falsas conclusões). Nesta seção, vou explicar o que é o gesso acrílico, procurando fazer uma comparação com os preparos tradicionais, aqueles antes do advento dasresinas acrílicas e vinílicas (antes do século XX – principalmente).

(1) Geralmente vou me referir à pintura a óleo, mas falarei sobre a pintura acrílica vez por outra.

1

A necessidade de se preparar uma tela para a pintura a óleo está relacionada ao fato de o óleo de linhaça agredir as tramas do tecido. Assim, é fundamental que este contato seja evitado. A maneira tradicional (e bastanteantiga) de se fazer isto é aplicar uma demão de cola de pele de coelho ou gelatina. Como são substâncias de origem animal, estão muito propensas ao aparecimento de fungos. Portanto, ao usá-las, faz-se necessário a aplicação de algum fungicida. Depois que esta camada isolante está seca, dá-se uma ou duas demãos de uma mistura de pigmento branco (óxido de zinco ou dióxido de titânio) com óleo delinhaça (pode-se usar um pouco de algum pigmento colorido para se ter uma superfície diferente do branco). A pintura a óleo é, então, desenvolvida sobre esta superfície. Há outros tipos de preparo, também antigos e muito usados, mas sem lançar mão do óleo de linhaça. Por exemplo, mistura-se uma porção de pigmento branco (ou com um pouco de pigmento colorido), outra porção de gesso cré (que é,...
tracking img