Preparacao_motores_RD RDZ DT

3919 palavras 16 páginas
Alto Giro Moto Performance

Manual de preparação nível intermediário de motores Yamaha:
RD(Z)-135(125) e DT180

2007

Caixa de ar
Elemento importante no conjunto de preparação; a caixa de ar é composta por:
-Caixa
-Tampa
-Tela do filtro (em algumas motos)
-Espuma do filtro
-Manga que liga carburador na caixa
O que fazer na caixa?
Simplesmente retire a tampa, o filtro e a tela, deixe apenas a caixa de ar com a manga que liga no carburador, eu andava sempre assim, mas se vocês têm medo disso substituam o filtro ou a espuma do filtro por uma meia calça bem esticada.
Teve um tempo que colei uma meia calça na tela da minha RD135 e ficou muito bom, aí fiz suportes tipo 'L' pra prender ela no lugar de origem.
Não usem tampa, ela impede muita entrada de ar, e sempre usem a caixa, pois ela afunila melhor a entrada de ar.

Palhetas
Gosto de usar palhetas originais de aço inox, com limitadores, essas de fibra que tem pra vender ficam boas nos primeiros dias, depois empenam e acaba piorando o rendimento... O que fazer na pirâmide?
Lá vai ter os limitadores, em cima e em baixo, pegue o limitador de cima e corte ele cerca de 1 cm, pra ele ficar menor, isso impede turbulência na transferência traseira, ou faça dessa maneira mostrada na foto (APENAS NO LIMITADOR DE CIMA):

Essa outra foto mostra como regular as palhetas:

Sempre deixe o limitador de forma arredondado, e com abertura final de 11 mm, depois de regular, coloque a pirâmide já montada contra uma luz forte, não pode passar nada de luz, se passar pode ter defeito na pirâmide, palheta empenada ou mal regulada. Cárter
O cárter é responsável por armazenar os gases de admissão no momento que o pistão sobe, o cárter fica entre a pirâmide o virabrequim, seria o espaço cúbico que existe entre a pirâmide e os rolamentos do virabrequim.
Quando o pistão sobe, cria um vácuo no cárter, fazendo com que as palhetas abram, liberando a entrada dos gases de admissão, esses gases ficam armazenados ali no virabrequim até que o pistão

Relacionados