RESENHA O BAR DA BUDEGA

695 palavras 3 páginas
Direito Processual Penal IV
Professor: Samuel Santos
Aluna: Fernanda Souza Carneiro/2015

Resumo do livro Bar bodega – Um crime de imprensa.
O livro fala sobre um crime que mobilizou a opinião pública brasileira, Bar Bodega mostra como a violência e a barbaridade podem ser amplificadas pelo arbítrio das autoridades e pela ação negligente e sensacionalista da imprensa. O jornalista Carlos Dorneles reconstitui as circunstâncias do assassinato de dois jovens de classe média alta num bar de São Paulo, na madrugada em 1996, e do escândalo jurídico que o sucedeu.
Um bando de homens armados entrou no bar Bodega, no bairro de Moema, para um assalto que teria como desfecho os dois tiros contra o dentista José Renato Tahan, de 26 anos, e a morte da estudante de odontologia Adriana Ciola, de 23 anos.
Como o bar era famoso caso foi para as primeiras páginas dos jornais. As manchetes falavam em pânico coletivo e epidemia de violência; os editoriais contestavam os defensores dos direitos humanos, descrevendo seus argumentos como catequese ideológica.
Os familiares de Adriana Ciola lideraram a formação do movimento Reage São Paulo, com apoio da Fiesp, da Federação do Comércio e personalidades como Hebe Camargo, o rabino Henry Sobel e o presidente da Força Sindical, Luiz Antonio Medeiros, promovendo passeatas, manifestações no Ibirapuera e protestos em frente ao Palácio dos Bandeirantes.
Com a polícia pressionada pela opinião pública, começam as primeiras prisões de suspeitos, imediatamente identificados como culpados por boa parte da imprensa: enquanto um jornal da capital anuncia ‘Presos assassinos do Bar Bodega’, uma colunista de outro grande diário escreve que os assaltantes são animais que matam por esporte, sentenciando: ‘São veneno sem antídoto, nenhum presídio recuperaria répteis dessa natureza. A vontade de qualquer pessoa normal é enfiar o cano do revólver na boca dessa sub-raça e mandar ver’.
Dentre os nove detidos estava Cléverson, menor infrator envolvido com

Relacionados