Prejuizos causados pela ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmicos: Andrea Veronica Morales Romero, Denise Silvério Costa, Matilde Possamai, Paola De Matos Otaran, Reginaldo Ferreira Carneiro.

Prejuízos causados pela ciência

Armas
Armas biológicas são armas que transportam microorganismos vivos, bactérias e/ou vírus para que, na hora do impacto, disseminem doenças contagiosas e dizimem populações inteiras. Podem causar uma pandemia, porém ainfraestrutura de uma cidade fica preservada. As armas biológicas são as mais temidas da atualidade.
 Armas químicas são armas que transportam substâncias tóxicas irritantes que atacam a orofaringe, pele e tecidos de animais e vegetais. Muitos destes compostos, após reação, produzem ácidos muito fortes. Neste caso, a infraestrutura de uma cidade pode ser prejudicada e possivelmente haverácontaminação do solo e do lençol freático. Têm sido utilizadas tanto para reprimir manifestações civis - como é o caso do gás lacrimogêneo - quanto em grandes conflitos.
Armas nucleares são armas que transportam elementos radiativos que, por fissão nuclear, liberam grande quantidade de energia, destruindo a infraestrutura da cidade. Os efeitos radiativos alteram o código genético do ser vivo. A bomba atômicaé uma arma nuclear.

Extinção de espécies
As causas da diminuição dessas espécies são as mais variadas, mudanças no clima, caça indiscriminada, falta de alimento, dificuldade de reprodução e, principalmente, a ação destruidora dos homens.
Todas as espécies de seres vivos, sejam elas animais ou vegetais, são importantes para o ambiente, e a falta de uma dessas espécies acarreta em prejuízospara várias outras.

Tigre: Além de terem a maior parte de seu ambiente degradado, na Ásia, muitas pessoas caçam esse animal por considerarem algumas partes do seu corpo medicinais.
Urso polar: A elevação da temperatura no Ártico é uma das principais ameaças aos ursos, assim como os petroleiros e os derramamentos de óleo na região.
Morsa: Além de estarem perdendo seus habitats, estão ficando semcomida, em razão do derretimento das geleiras; em consequência, morrem de fome.
Pinguim de Magalhães: O aquecimento das correntes marítimas tem forçado os pinguins a nadarem cada vez mais longe para achar comida. Não à toa, eles têm aparecido nas praias brasileiras, muitas vezes magros demais ou muito doentes.
Tartaruga gigante: A procriação desse réptil vem sendo prejudicada pelo aumento datemperatura das águas, pela pesca e pela poluição.

Transgênicos
OGM quer dizer Organismo Geneticamente Modificado. Ou, simplesmente, transgênico. Trocando em miúdos, trata-se de um ser vivo cuja estrutura genética – a parte da célula onde está armazenado o código da vida – foi alterada pela inserção de genes de outro organismo, de modo a atribuir ao receptor, características não programadaspela natureza.
O principal argumento contra os transgênicos defendido por ambientalistas, pequenos agricultores, consumidores e por parte da comunidade científica é o de que eles podem trazer riscos ainda desconhecidos para a saúde e para o meio ambiente.
Ambientalistas temem o efeito que eles podem ter sobre os ecossistemas.
O maior fantasma dos transgênicos são os efeitos desconhecidos sobre anatureza. Um risco potencial é a contaminação de ervas daninhas que se tornariam resistentes aos herbicidas que deveriam matá-las.
Os ambientalistas até já criaram um apelido para esse tipo de comida: Frankenfood, uma mistura de Frankenstein e food (comida em inglês).
Entre os principais riscos da inserção de um ou mais genes no código genético de um organismo, estaria a produção de novasproteínas alergênicas ou de substâncias que provocariam efeitos tóxicos não identificados em testes preliminares, também a resistência antibiótica, poluição genética, e superpragas.

|

Clonagem humana
Um dos propósitos da clonagem humana é a clonagem terapêutica, processo pelo qual o DNA de uma pessoa é utilizado para criar um embrião. Ao invés de inserir este embrião em uma mãe de aluguel,...
tracking img