Plagios academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO ELABORAR UM PAPER



Acadêmicos

Professor-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I
dd/mm/aa



RESUMO


O objetivo deste artigo é mostrar os tipos de plágios, não só os que estão presentes na vida acadêmica dos estudantes, mas em qualquer meio que faça suas criações. Cabe aos docentes mostrar asconseqüências do plágio para os estudantes, que ao tornar-se leitor ele poderá construir seus próprios textos passando a ser autor sem precisar utilizar a prática do plágio e se beneficiando de novos conhecimentos.
Saber identificar quando há plagio verificar que não esta presente somente nas universidades ou no meio artístico, mas esta presente também no meio da arquitetura, design e em tudo que é criado,hoje ficamos admirado com casas, prédios de projetos arrojados maravilhosos, mas não conhecemos o verdadeiro dono do projeto a verdadeira idéia, da onde surgiu quem foi seu verdadeiro criador. Quando se fala de direitos autorais logo lembramos, marcas e patentes que também são possíveis registros de direitos autorais protegidos por lei.
Mostrara ainda que sim pode ser copiado qualquer tipo detrabalho, mas que tem como ser detectado e que a lei que protege os direitos autorais esta cada dia mais forte em nosso país.
.


Palavras-chave: Plagios. Direitos Autorais.



1 INTRODUÇÃO


A palavra “plágio” em latim tem o significado de indivíduo que roubava escravos ou escravizava pessoas livres, o plagio define-se como apropriação de trabalhos indevidos feitos por outros autores. Otexto “A praga do plágio acadêmico” escrito pelo professor Dr. Richard Romancini, mostra que o plágio já existia antes mesmo do surgimento da Internet, o autor em seu artigo mostra diversos tipos de plágio e que eles são divididos em dois grupos: o plágio voluntário e o plágio involuntário. Com base em pesquisas, a finalidade deste trabalho é mostrar os variados tipos de plágios tanto nos trabalhosescolares quanto em meio artísticos ou no ramo de engenharia arquitetônica. Cabe aos professores mostrar as conseqüências do plágio para os estudantes, que ao tornar-se leitor ele poderá construir seus próprios textos passando a ser autor sem precisar utilizar a prática do plágio e se beneficiando de novos conhecimentos.
Definir qual o significado da palavra plágio, quais os motivos que leva osestudantes a copiar trabalhos prontos da Internet sem mudar nenhuma palavra. Trabalhos que fazem com que os professores não consigam definir se é um trabalho original ou replica de outro já pronto. Apontar os softwares que detectam os plágios de obras já finalizadas por outros autores, e mostrar que a lei que protege os direitos autorais esta cada vez mais conhecida em todo o mundo.
Nos diasatuais o plagio já esta sendo considerado crime. Se autor da obra provar que foi feito plagio a pessoa que plagiou pode ser julgada nos tribunais, como ato de estelionatário falsificação de autoria, usurpação, fraudes intelectuais e muitas outras formas prevista na lei Nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
Dentro da literatura o plágio é mais comum, pois vários escritores já tiveram suas obrasplagiadas.





2 DESENVOLVIMENTO


O mundo literário sofre muito com as infrações antiéticas, a cópia de obras já prontas, é considerado crime quando o autor tem seus direito autorais protegidos por lei.
O plagio na vida acadêmica é muito comum entre os estudantes, pois são obrigados a fazer trabalhos com pesquisas dentro de assuntos já apresentados por outros autores.
A palavra“plágio” em latim tem o significado de indivíduo que roubava escravos ou escravizava pessoas livres, mas em seguida o termo sofreu extensão de sentido para indicar figurativamente quem copiava poesia. (DINIZ, MUNHOZ, 2011)

Com o ensino a distancia, os jovens estão tendo mais acesso a Internet para conseguir ter a formação de ensino superior, assim os trabalhos acadêmicos estão sendo menos...
tracking img