Preconceito linguistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mito nº 1 – A Língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente

- Norma linguística – a escola tenta impor sua norma linguística, como de fato fosse à língua comum a todos.Tentam impor um único jeito surpreendente de fala sem respeitar as origens de cada aluno, embora no Brasil falem o português, esse português apresenta uma variação. Norma linguística usada em sala deaula em muitas situações se parece com “língua estrangeira”, por alunos que no seu cotidiano o português usado e o não padrão. Os quase 190 milhões de brasileiros não podem ser iguais por tanto deveriaser respeitado sua origem geográfica, situação sócio econômico, grau de escolarização e idade.
- Diferença social – causa abismo linguístico entre os falantes da variedade não padrão do portuguêsbrasileiro, são a maioria da nossa população e a educação é privilégio de poucos.
- Variedade na língua portuguesa e na fala – a maioria da população tem dificuldades de compreender mensagens enviadaspelo poder público, por usarem a língua padrão. Existem mais de 200 línguas diferentes entre línguas indígenas, trazidas pelos imigrantes europeus e asiáticos, línguas africanas trazidas pelasvitimas do sistema escravista e muitas outras por todo o brasil.
Exemplo:
- Palavra Peixeira:
No nordeste – tipo de faca de grande porte;
No sul – significa uma mulher que vende peixes.

Mito nº 2 –Brasileiro não sabe português/Só em Portugal se fala bem português

- Diversidade de culturas resulta em línguas diferentes – o brasileiro sabe sim o português, só que nosso português e diferente doportuguês falado em Portugal, do ponto de vista linguístico a língua falada no Brasil já tem uma gramática, que se diferencia da língua falada em Portugal, os linguistas usam o termo “portuguêsbrasileiro” para marcar a diferença, mesmo que muitas vezes o português do Brasil as vezes volte para norma linguística de Portugal. Não existe uma língua certa e sim culturas diferentes.
Exemplo:
-...
tracking img