Pragmatismmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS

Flávia Paião Santos

Flávia Paião Santos

PROJETANDO PRODUTOS:
PRODUTOS, MARCAS, EMBALAGENS E SERVIÇOS.

PROJETANDO PRODUTOS:
PRODUTOS, MARCAS, EMBALAGENS E SERVIÇOS.

a vitória do pragmatismo
Walmart

a vitória dopragmatismo
Walmart



Londrina
2012

Londrina
2012



A vitória do pragmatismo

Os frigoríficos selaram com o Greenpeace o compromisso de seguir uma série de critérios mínimos para operar na Amazônia. O objetivo é colocar ordem na atividade pecuária, hoje considerada a maior responsável pelo desmatamento na região. Sentada na plateia da FGV estava a paulista Daniela Di Fiori,vice-presidente de sustentabilidade do Walmart, terceira maior rede de supermercados do país. Ela acompanhava a movimentação no palco com interesse redobrado -- e uma ponta de orgulho. Foi graças a um movimento encabeçado pelo Walmart meses atrás que aquele acordo seria finalmente fechado.
Tudo começou no dia 1o de junho, quando o Greenpeace divulgou para o mundo todo um documento intitulado AFarra do Boi na Amazônia. O extenso relatório, resultado de três anos de investigações, trata do papel da pecuária no desmatamento ilegal da região, revela como a atividade é muitas vezes financiada pelo próprio governo brasileiro -- por meio de entidades como o BNDES -- e mostra, em detalhes, seu vínculo direto com o produto final de mais de uma dezena de empresas globais, como Adidas, Nike,Kraft, Unilever, Carrefour e o próprio Walmart. Logo que o relatório veio à tona, o cubano Héctor Núñez, presidente da subsidiária brasileira do Walmart, e Daniela reagiram. "Eles nos procuraram para dizer que não queriam ser parte do problema e que fariam tudo para envolver todo o setor na causa", diz Marcelo Furtado, diretor executivo do Greenpeace no Brasil.
Desde então, o varejista se dedica aconvencer os concorrentes a fazer pressão sobre os frigoríficos. Um dos resultados desse esforço foi o embargo, por cerca de 13 dias, dos maiores varejistas do país -- Carrefour, Pão de Açúcar e o próprio Walmart -- a qualquer carne proveniente do Pará, um dos focos da atividade ilegal. Além disso, hoje a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da qual o Walmart é associado, está à frentede um programa para criar uma espécie de certificação para a carne bovina do país. O plano é que o tal selo, a ser lançado em meados de 2010, seja conquistado pelos frigoríficos depois de muitas auditorias e dê aos supermercados a certeza de que a carne fornecida por eles nada tem a ver com o desmatamento da Amazônia. "O Walmart conseguiu mobilizar o setor e fez com que esse movimento sedesencadeasse num ritmo surpreendente", diz Furtado.
O protagonismo do Walmart nessa questão é um dos motivos que levaram o Guia EXAME de Sustentabilidade a elegê-lo, entre as 20 empresas-modelo, como a Empresa Sustentável do Ano. Hoje a empresa conta com iniciativas que vão da construção de lojas verdes a programas de conscientização de funcionários (veja quadro na pág. 40). Em 2008, a área desustentabilidade da empresa investiu 17 milhões de reais -- outros aportes foram feitos também por outros departamentos, como comercial, construções e recursos humanos. Enquanto companhias como Natura e Promon, veteranas no guia, carregam a bandeira ambiental desde a fundação, há mais de 30 anos, o Walmart só acordou para esse assunto em 2005. Naquele ano, Lee Scott, então presidente mundial da rede(hoje à frente do conselho de administração), declarou publicamente sua angústia em relação ao futuro do planeta e decidiu que o maior varejista do mundo iria começar a agir -- naquela época o Walmart era duramente criticado não apenas pela aparente falta de preocupação com o meio ambiente mas sobretudo pelas práticas draconianas com fornecedores e pelo descaso com as condições de trabalho de seus...
tracking img