Preco X Custo X Valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O PREÇO VISTO DE FORMA ESTRATÉGICA.

INTRODUÇÃO
Com a evolução dos mercados as empresas têm estado em situação de concorrência acirrada constantemente, onde somente as empresas mais competitivas estão permanecendo vivas, mas competitividade não é somente produzir um produto bem elaborado, ou estar em um ponto de venda estratégico, ter uma capacidade de produção com custos mínimos ou ainda, umcorpo funcional altamente capacitado.

O diferencial hoje tem sido a forma como as empresas estão lidando com um dos P’s do mix de marketing, o preço. Para Kloter & Armstrong (1998), o preço deverá ser fixado entre baixo demais para produzir lucro e alto de forma a gerar alguma demanda. De certo que cada produto tem uma característica, que os outros fatores dos quatro P’s não devem ser dispensados.A praça não deve ser menosprezada, a promoção tem sua importância, mas a maneira como as empresas têm precificado os seus produtos tem se tornado a estratégia de muitas empresas.

Muitos fatores devem ser levados em consideração, para Porter (1986) quando existe um novo produto no mercado ou até mesmo um similar ao seu o seu produto deve no mínimo ser igual, mas o bom seria se houvesse algo amais.
Os preços dos concorrentes devem ser levados em consideração como os fatores internos e externos para encontrar o melhor valor entre esses dois extremos. Todos aqueles que desejam formar um preço, visam sempre uma forma geral considerando sempre um ou mais fatores. Basicamente o apreçamento deve ser baseado no custo, na concorrência e/ou no valor percebido.

Conforme o quadro1 abaixo se podever essa situação exposta por Kotler & Armstrong (1998), observa-se a definição de preços, resumindo as principais considerações a respeito desse assunto. Os custos representam o piso, aonde a empresa que tem controle contábil bem ajustado começa a ter já uma relativa vantagem competitiva sobre os demais concorrentes, não uma contabilidade nos moldes para efeito fiscal, e sim algo elaborado deforma a dar condições de análises bem nítidas da empresa, o valor quem determina é o consumidor quando ele avalia quanto deve ser pago pelo produto exposto, colocando o valor, determinando o máximo, observando quais são as características principais que os consumidores possuem.

A forma como o consumidor vê o seu produto é de suma importância, será o grande diferencial entre os concorrentes, amaneira de como o produtor enquadra o seu produto no mercado diante dos seus concorrentes é importante. A concorrência determina outra forma de determinar o seu preço, aonde o apreçamento deve ser baseado no valor cobrado pelos concorrentes. No momento em que começam a surgir a idéia do negócio, as pessoas devem perguntar a si mesmas, se teria a capacidade de competir neste tipo de mercado?

Quadro 1 –Princípios Considerações na Definição de Preço
Preço Baixo



Preço Alto
Nenhum lucro possível a esse preço
Custos do produto
Preços do concorrentes
Percepção do consumidor acerca de valor
Nenhuma demanda a esse preço.






Fonte: KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 7ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.Pg.243

O método mais habitual das organizações elaborarem seuspreços é pelo custo, para os empreendedores seria somente constituir uma margem de lucro sobre os custos totais, sempre relacionando os preços aos custos (Preço = Custo Total + Margem de lucro). É importante mencionar que se a pessoa responsável seguir este caminho não deve dispensar a relação entre oferta e demanda com o preço da concorrência, como também, o produto não pode ser feito para você,mas para quem vai adquiri-lo.

Uma forma um pouco mais complexa, que requer uma noção de administração, seria analisando o ponto de equilíbrio ou a chamada apreçamento determinando as metas de lucro. Aonde a relação entre o volume vendido e os custos determinarão o ponto de equilíbrio de forma a determinar a receita total e a diferença vai determinar o lucro.

Análise do ponto de equilíbrio ou...