Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré - Projeto: MOTIVAÇÃO NO FUNCIONALISMO PÚBLICO: UM ESTUDO EM UMA PREFEITURA DO NORTE DO PARANÁ.
1 PROBLEMATIZAÇÃO

Desde sua emancipação política, uma cidade do Norte do Paraná  cresce e se destaca no cenário regional, como  demonstra o fato de ser sede dos núcleos regionais de diversas secretarias estaduais, como a Educação, Agricultura, Trabalho e Saúde, juntamente com os serviços eagências estaduais e federais. Atualmente, o órgão público, na Administração Pública de um prefeito honesto, conta com 1200 funcionários públicos que trabalham em vários setores que prestam algum tipo de serviço para a população procopense, mas apresenta transtorno e falta de motivação.
A ausência de motivação nos setores de um órgão público do Norte do Paraná contém muitas dificuldades para omunícipio, pois este tem apresentado um dos maiores índices de reclamação em função dos seus serviços. Os funcionários deste setor não são motivados, e por muitas vezes estes serviços não são feitos com a qualidade que a população procopense espera.
Portanto, este projeto pretende responder ao seguinte questionamento: quais seriam as ações que motivam os funcionários de um setor público?

2JUSTIFICATIVA

Este projeto nasceu da inquietação pessoal do pesquisador na administração pública do município, no qual irá destacar um problema na questão de falta de incentivo para determinados setores da mesma. Nesse contexto, seus desafios em manter a ordem no município se torna difícil. Surguiu também da necessidade de concluir um curso de graduação na Faculdade Educacional de Cornélio Procópio, paraobtenção do título de Bacharel em Administração. Pois em uma época de escassez de recursos públicos como a que se vive hoje, a responsabilidade da administração e a eficiência das políticas públicas são variáveis essenciais para a recuperação da capacidade governativa do município, bem como os investimento, para as melhorias no mesmo.
Portanto, a reforma na situação dos setores municipais é umaquestão estratégica para o desenvolvimento local. Combater a corrupção, promover a transparência na administração pública e o acesso à informação, cortar gastos supérfluos, combater o desperdício, melhorar a comunicação com a população, capacitar servidores, aprimorar os mecanismos de contratação, desenvolver mecanismos mais efetivos de prestação de contas e melhorar a qualidade dos serviçospúblicos,  e dos programas sociais são itens obrigatórios de uma agenda governamental municipal moderna.Assim, o objeto da pesquisa parece vir ao encontro de uma das necessidades mais urgentes da comunidade procopense: o desenvolvimento de mecanismos de boa governança, que possibilite que ações que se convertam efetivamente em desenvolvimento humano para o município.
O método de pesquisa deste trabalho éo fenomenólogico, por ser mais amplo para falar sobre o assunto em questão. O tipo de pesquisa será o estudo de caso que descreve a situação real da Administração Pública Municipal.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Compreender os reais motivos que levam os funcionários do setoresde um órgão público, a não serem motivados para realizar suas tarefas do dia-a-dia.

3.2 ESPECÍFICOS

Organizar todoo referencial teórico, a fim de que toda esta pesquisa seja feita à luz de teorias científicas.
Criar um plano motivacional, que deve partir do líder do setor para identificar os pontos fortes e os pontos fracos dos funcionários.
Melhorar a auto-estima dos funcionários, realizando pequenos discursos antes de começar o trabalho do dia-a-dia, e neste discurso dizer o quanto estes funcionários sãoimportantes para este setor, e/ou realizar feedback.
Organizar palestras motivacionais, que aborde os assuntos que poucos conseguem dialogar dentro do setor, mostrando para os funcionários que eles podem ter melhoria na produtividade e trabalhar mais felizes, sabendo pelo que se deve lutar.

4 HIPOTÉSES

4.1 GENÉRICA

O fato de o mesmo ser um bem público exige-se muito mais capacitação...
tracking img