Pre projeto recursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - CEARÁ
COORDENADORIA ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS ESCOLARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA – CEFEB.
CONSTRUÇÃO/RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA.









JOSÉ IRAN REINALDO BARROS






PRÉ-PROJETO

RECURSOS FINANCEIROS E GERENCIAMENTO







FORTALEZA-CEARÁ
2012







JOSÉ IRAN REINALDO BERROSPRÉ-PROJETO
RECURSOS FINANCEIROS E GERENCIAMENTO


















FORTALEZA-CEARÁ
2012
SUMÁRIO





1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 4

2 SUPORTE TEÓRICO ........................................................................................... 5

3 PROCEDIMENTOSMETODOLÓGICOS.................................,....................... 6
4 CRONOGRAMA .................................................................................................... 7

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................7













1 INTRODUÇÃO
O lugar da escola pública na organização e nofuncionamento da educação básica é objeto de estudo de muitos pesquisadores. Dentro dessa organização e dinâmica de funcionamento, a parte financeira da escola e seu gerenciamento encontra-se em um patamar ainda pouco conhecido pelos gestores por suas complexidade. Para entender a tanto a escola pública como a sua administração financeira, é importante situá-la no sistema de ensino e no contexto daadministração pública da educação. Como parte do sistema de ensino, a escola tem a responsabilidade de atender a um dos direitos sociais dos cidadãos: o acesso à educação de qualidade, empenhada em garantir o sucesso escolar dos alunos. Para cumprir essa finalidade, a escola organiza sua gestão com base em um conjunto de normas e procedimentos provenientes do sistema de administração pública daeducação ao qual está vinculada.
O que despertou o interesse para o desenvolvimento da presente pesquisa foi o fato da Escola Dep. Francisco Monte gerir seus recursos oriundo das várias fontes, de forma muito bem organizada e planejada, sendo que nela não há profissionais que tenham o perfil de Coordenador Financeiro nem contábil.
Será que em um interior do Ceará com suas várias limitações nocampo educacional possa existir uma escola municipal que apenas utilizando recursos do PDDE – Programa Dinheiro Direto da Escola do Governo Federal possa ter em sua gerência sucesso na aplicação desses recursos?
Formulou-se então este Projeto de Pesquisa que visa observar os fatos tal como ocorrem, mas que vai procurar perceber as diversas ramificações de cada gerencia dos recursos financeirosrecebidos pela escola Dep. Francisco Monte – Meruoca-CE.
Esta pesquisa objetivará especificamente observar e investigar os atores da escola selecionada, criando condições para o levantamento crítico dos reais motivos que levam a escola a ter a necessidade de gerenciar seus recursos financeiros e procurar explicar se existem possibilidades de interpretações errôneas circularem no ambiente escolardificultando a gerência destes recursos e quais são as facilidades dessa escola na gerência desses recursos. Também pretende-se nesse estudo recuperar o conhecimento científico de teóricos que estudaram sobre o problema da gerência dos recursos financeiros na escola pública.





2 - SUPORTE TEÓRICO
Quando nos referimos à escola pública, estamos tratando de uma unidade educativa que tem porprincipal função o atendimento ao cidadão em processo de desenvolvimento no seu direito essencial de acesso à educação de qualidade. Para realizar esse trabalho, necessita de meios para manter sua estrutura física e seus recursos materiais e humanos.
Os autores selecionados para embasar o presente estudo são Almeida (2001), Barros(2003), Dourado(1999), Moreira e Pizzotti (2001).
Todos eles...
tracking img