Prazer e sofrimento psiquico em cargos de gerencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo do presente trabalho é apontar as existências de prazer e sofrimento psíquico relacionadas ao trabalho. Para tal serão abordados temas relacionados à vida profissional e a vida pessoal de pessoas que trabalham em cargos de gerencia.
Utilizando-se de um material de apoio, será realizado um texto explicativo sobre o prazer e o sofrimento no trabalho, abordando asprincipais dificuldades pelas quais muitos trabalhadores enfrentam.
Posteriormente, será apresentado o resultado de duas entrevistas feitas com gerentes administrativas de uma organização, e após uma análise feita em cima destas entrevistas.

Referencial teórico

O trabalho e suas dificuldades
Muitos teóricos se dedicaram ao longo de anos, pesquisando questões sobre o trabalho e as dificuldadesencontradas nas suas diversas áreas profissionais, uma das dificuldades que merece destaque é a relação entre o trabalho e a família, pois esta dificuldade é enfrentada por diversos trabalhadores hoje em dia.
A autora Seligmann-Silva (1994) abordou à questão do tempo dedicado na relação trabalho-família, ressaltando que o tempo dedicado ao trabalho está diretamente interligado ao tempo dedicadoa família, uma vez que dedicar maior tempo ao trabalho irá resultar em menor tempo com a família, o que acaba prejudicando a relação familiar em função do cansaço sentido pelo trabalhador. Também por este motivo, o autor Gasparini (1996), defende que é necessário que haja a conciliação entre o tempo do trabalhador e o tempo da organização como um elemento determinante para a qualidade de vidadesta pessoa.
Seligmann-Silva (1994) alerta, que a tensão presente no trabalho, também afeta no relacionamento do trabalhador com seus familiares, pois muitas vezes este acaba sendo atingido pelas programações da jornada de trabalho e calendários da empresa, muitas vezes programado com pouca antecedência, isto acaba interferindo no planejamento familiar, fazendo com que o individuo deixe de ladoseus momentos de lazer com a família.
Diante disto, a preocupação da autora destaca-se para os conflitos criados a partir de ressentimentos ocasionados pelas marcas que o trabalho é capaz de deixar no seio familiar, causadas por situações de desgaste mental, por falta de paciência demonstrada pelo trabalhador cansado, pelo seu distanciamento e pelo desconhecimento da família, das situações queeste membro está sujeito no ambiente de seu trabalho.
No entanto, quando abordada à dificuldade entre a relação do trabalho e o tempo, é importante ressaltar que Antunes (1999) chama atenção para o fato de que o tempo é um elemento que regula as atividades humanas, no qual da estratégia não pode afastar-se. A ansiedade experimentada em relação à repressão do tempo faz com que se busquem satisfaçõesimediatas.
Nesse caso, o que vale realmente é o momento presente, pois, conforme abordado por Bauman (2000) e Sennet (2002), as satisfações adiadas não tem mais sentido, visto que em um conjunto de circunstâncias de mudanças constantes e repentinas, não se pode planejar o futuro, uma vez que não se sabe se o amanhã irá nos permitir conquistar algo, é preciso assegurar o que se pretende hoje,antes que outros façam e nos impeçam das possibilidades de conquista.
Sennett (2002) destaca o elemento inesperado, para o autor a instabilidade e a incerteza sempre presente na história do ser humano, hoje não necessitam de grandes acontecimentos para aparecerem, os indivíduos convivem com a tensão lado a lado, constituindo o que o autor chama de ansiedade trivial.
O mesmo autor ressalta que noâmbito do trabalho, a busca pela satisfação imediata se faz presente, e a sobrevivência em um ambiente em constante mudança, isto pode exigir esforços que precisam de absoluta dedicação, resultando na maioria das vezes no desaparecimento de valores afetivos e éticos por parte do trabalhador, ocasionado individualismo social, isto tudo ocorre devido a sua falta de tempo.
Outra relação de muita...
tracking img