Minha escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINHA ESCOLA



IDENTIFICAÇÃO: Nome da minha Escola é: Escola Estadual Índio Tuxaua Pedro Barbosa. Foi inaugurada no dia 16 de março de 2002.

APRESENTAÇÃO: Sendo a escola o lugar de concepção, realização e avaliação do projeto educativo, faz-se necessário organizar o trabalho pedagógico que se realiza dentro da instituição, junto aos alunos. Éfundamental assumir nossas responsabilidades, enquanto educadores. Ao construirmos o projeto político pedagógico, nele colocamos o que planejamos e o que temos a intenção de realizar dentro da instituição de ensino. O PPP não se resume em um agrupamento de planos de ensino nem deve ser construído e arquivado ou encaminhado ás autoridades educacionais como cumprimento de tarefas burocráticas. Ele deve eestá sendo construído e vivenciado por todos aqueles que estão inseridos e envolvidos no processo educativo da Escola como um todo, sendo que o Projeto Político Pedagógico, é um processo democrático de tomada de decisões, tem como principal objetivo instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo a rotinado mando impessoal e racionalizando da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo a fragmentação que aumenta as diferenças e hierarquiza os poderes e a tomada de decisões. Desse modo o que pretendemos é ordenar o trabalho educativo dentro da escola para que esse em uma perspectiva, histórico crítica e democrática que venha atender os anseios de toda a comunidade escolarsendo a busca das realizações de nossos anseios, desejos e sonhos dentro do processo educativo.

INTRODUÇÃO: A escola, enquanto instituição formativa deve decidir por seus rumos e questionar constantemente sua função. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional, caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã, atendendo aos anseioscontemporâneos e ao desenvolvimento pleno das atuais e futuras gerações sendo assim sentimos a necessidade de empreender uma proposta de trabalho coletivo. Esta proposta a qual possa ofertar subsídios para vencer as barreiras e entraves que inviabilizam a construção de uma escola pública que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania e seja instrumento real de transformação social. Espaço em que seaprenda a aprender, a conviver e a ser com e para os outros.

CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE: A Escola Estadual Índio Tuxaua Pedro Barbosa é uma Escola Indígena fica na comunidade do Flexal, formada principalmente por pessoas de renda baixa, as crianças começam a trabalhar geralmente muito cedo ajudando os pais na roça. A atividade predominante da região é a criação de gado, existindo produtores que sededicam à agricultura de feijão, banana, mandioca e avicultura. Um grande número de Pais de alunos e alunos, trabalham na agricultura. Quanto à questão da higiene e saúde, água e esgoto a localidade possui uma rede de tratamento de água, um posto de saúde, uma farmácia, mas na periferia existem famílias que não possuem instalações sanitárias adequadas. Evoluiu muito nos últimos anos,principalmente no que diz respeito á renda da população mais ainda existe precariedade na oferta de serviços básicos, sendo que grande parte desses alunos são de famílias que recebem bolsa família. O campo deve ser visto como um lugar de vida e não apenas de produção, com possibilidades de construir políticas públicas e um projeto educativo específico para seus sujeitos. Contudo, esse projeto deve estarfirmado na luta, na resistência e na organização em defesa da soberania, humanização e acesso aos bens que a humanidade já produziu. A Educação Indígena tem como foco principal a formação humana vinculada a uma concepção e luta por políticas públicas que garantam o acesso universal à educação.

OFERTA DE TURMAS

Ensino Infantil no Turno Matutino

Ensino Fundamental de 1º a 4º serie no Turno...
tracking img