Praticas pedagogicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Nome: Cristiane Vizentin
Sidinara Andreola


























PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS
























SÃO MIGUEL DO OESTE
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Nome: CristianeVizentin RU: 831245
Sidinara Andreola RU: 836656
















PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS










Relatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos apresentados a UTA – Educação, Ciência e Tecnologia, no curso de Pedagogia aDistância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Geanete Christofoli Maldaner;
Centro Associado: São Miguel do Oeste.








SÃO MIGUEL DO OESTE
2012
1. INTRODUÇAO




Os recursos didáticos são consideradosessenciais para a formação e pratica da docência, pois são mediadores do processo de ensino-aprendizagem bem como das relações didáticas que ocorrem em sala de aula.
O objetivo principal desse trabalho é investigar as contribuições, adaptações e concepção do docente para com a utilização da pesquisa e dos recursos didáticos na sua formação e na pratica da docência.
Após analisarmos asentrevistas defendemos a ideia de que o professor deve trabalhar como pesquisador, pois a pesquisa possibilita melhorias no ensino e os torna profissionais reflexivos, considerando indispensável a utilização dos recursos didáticos no ambiente escolar, dentre eles os livros, a lousa, o computador, esse por sua vez traz novas perceptivas pois é um recurso que, se bem utilizado, pode engrandecer aqualidade do trabalho do professor.
Sabemos que as tecnologias estão cada vez mais presentes a realidade das crianças e jovens e muitas vezes com despreparo do professor o ensino não recebe a importância necessária.
Perante tantas mudanças educacionais, precisamos compreender que o uso dos recursos didáticos e da pesquisa será viável e significativo na pratica da docência, portantocriar, inovar, experimentar são desafios importantes no decorrer da vida profissional, evitando que o cotidiano escolar seja refletido pela mesmice do dia a dia.
A importância desses recursos dar-se-a não somente como sendo inovadores ma também como um avanço dentro do contexto escolar.
















2. DESENVOLVIMENTO


2.1 RECURSOS DIDÁTICOSA escola atual está sendo desafiada a preocupar-se com a formação e o desenvolvimento integral da criança, ela precisa cada vez mais de práticas pedagógicas diferenciadas, onde a inserção das tecnologias se faz necessária, considerando o dinamismo da sociedade cada vez mais global.
A educação está inserida num contexto mais amplo, no qual existem vários envolvidos no processo deaprendizagem além do conteúdo, professor e aluno. È de fundamental importância discutir os saberes dos professores sobre a utilização de materiais didáticos no ensino, a partir da análise discursiva desses enunciadores. Considerando que esses saberes originam-se não somente de saberes instituídos, mas principalmente daqueles provenientes da experiência cotidiana em sala de aula,acreditamos que a análise desses discursos possam contribuir para compreendermos as relações estabelecidas entre prática docente e material didático, auxiliando-nos no direcionamento e formulação de propostas de formação docente que venham de encontro ao desenvolvimento da profissionalização quanto a utilização de materiais didáticos.
Considerando que a escola não é mais a única transmissora de...
tracking img